Os pais exercem papel fundamental na formação de um filho. Independente da idade, as relações com nossos pais é a base de como nosso cérebro enxerga as relações humanas. E isso acontece justamente porque o primeiro laço criado é dentro da própria família.
É nesse contexto que a identidade e personalidade humana é construída. Por isso, fique sabendo que tudo que você decide dizer ou deixar de dizer ao seu filho, possui impacto na sua formação psicológica. Esse impacto pode ser tanto positivo quanto negativo. Portanto, separamos aqui cinco frases que não devem ser ditas:
1 – Engole o choro.
Quando você impõe que não é preciso chorar, passa a ideia de que mostrar emoções é ruim. É importante entender que as emoções reprimidas, alguma hora irão se manifestar, podendo inclusive ser agressivas. É preciso fazer com que ele entenda a necessidade de saber lidar com as suas próprias emoções.
2 – Você não consegue.
Quando esse tipo pensamento é colocado diante de qualquer pessoa cria-se uma barreira psicológica prejudicial ao crescimento. Assim como dizer que seu filho não faz nada direito ou que ele nunca irá aprender algo. Esse tipo de afirmação o faz acreditar que ele realmente não é capaz de fazer nada que se propõe a fazer.
3 – Você é chato, feio, gordo, ou qualquer outro defeito.
Esse tipo de frase afeta diretamente a autoestima dele. O filho cria em sua cabeça uma imagem distorcida de si mesmo. Isso pode gerar uma busca insensata de um padrão que não é próprio da natureza dele. Incentive seu filho e o ensine a aceitar suas imperfeições. Ninguém é perfeito. Nós podemos melhorar e existem padrões que são exigidos de beleza e comportamento que não precisam ser seguidos.
4 – Ela é melhor que você.
Nenhum tipo de comparação é saudável e isso independe de idade. Fazer esse tipo de afirmação pode fazer com que a pessoa acredite que ela é pior que os outros, afetando diretamente seu rendimento, esforço e autoestima. Diga que ele também consegue ou que ele possui outras habilidades. Jamais compare.
5 – Faça isso por que me ama.
O afeto nunca deve ser visto como moeda de troca. O amor entre pais e filhos deve ser saudável e construtivo. Nenhum sentimento pode estar limitado apenas as atitudes que se espera de alguém.
Saber qual a melhor forma de educar os filhos não é nada fácil. Trata-se de trabalhar um conjunto de ações. Atitudes e frases podem afetar o desenvolvimento psicológico deles. Como dito acima, não somos perfeitos. Somos repletos de fragilidades que nos fazem humanos. Na hora da raiva, às vezes falamos coisas sem pensar.
A dica principal é: espere um momento antes de falar qualquer coisa. Pense e então fale. Manter a calma é necessário para que o diálogo possa se estabelecer e seu filho possa entender onde está errando. Já sabe quais frases podem substituir essas aqui?
Beijo na alma!