Blog

Como o Coach pode auxiliar em sua liderança

lider coachAtualmente vivemos em um mercado bastante competitivo e é cada vez menor o tempo em que as mudanças precisam ser realizadas, porém ao falarmos em mudança de comportamento devemos considerar que ocorram em maior prazo.
Durante muitos anos, o reconhecimento profissional se dava a partir dos conhecimentos técnicos e o indivíduo se destacava através da prática. Naquele momento não se via fundamento em preparar os indivíduos para liderar e gerenciar. Porém, observamos atualmente, uma grande dificuldade no mercado em função da pouca ou quase nenhuma maturidade gerencial e de liderança e, as organizações e seus empreendedores estão arcando com o alto custo de não se atentarem para o desenvolvimento das habilidades de liderança de seu time.
No Brasil, é possível perceber o início desta nova perspectiva e alguns empreendedores já conseguem identificar os ganhos no desenvolvimento de seus colaboradores para os próximos anos, visto que o que fará a diferença no mercado será, exatamente, o quanto as empresas investem no capital humano.
Sabemos que existem dificultadores quando se fala em mudança de comportamentos, pois as convicções e os conhecimentos são facilmente adquiridos, porém habilidades e atitudes precisam ser desenvolvidas e se tornam um pouco mais difíceis. Neste sentido, vale ressaltar que o mercado competitivo das organizações está permeado de constantes pressões emocionais que geram estresse pela busca de resultados cada vez mais elevados, aumentando significativamente o grau de dificuldade na transformação destes comportamentos.
Além dos dificultadores originados do ambiente corporativo, precisamos constantemente nos lembrar que somos seres ímpares, não somos pessoas diferentes em cada ambiente em que estamos inseridos, somos um único ser inserido em vários ambientes e precisamos nos adaptar a cada um deles. Em todos os momentos levamos conosco nossas crenças e valores, que tem um papel fundamental em facilitar ou atrapalhar atitudes que nos levarão às mudanças.
Existem muitos profissionais que são conduzidos a cargos de liderança, porém não possuem os conhecimentos necessários sobre questões comportamentais e, a grande maioria, participa de cursos e treinamentos que abordam assuntos genéricos e superficiais que não aprofundam e o aperfeiçoam na arte de liderar. Aplicar a teoria na prática é a maior dificuldade encontrada pelas organizações, pois, apesar de muitas entenderem o significado da qualificação e preparo de seus profissionais, poucos ainda, investem recursos financeiros, técnicos, pessoais e o tempo necessários para colocar os conceitos em ação.
Este aprofundamento acontece somente em um processo de longo prazo onde acontecem mudanças significativas na forma individual de pensar, e desenvolvimento de habilidades e competências específicas de um líder eficaz.
Sabe-se, que existem muitas formas de ajudar alguém a crescer e se desenvolver para estar preparado e maduro para as mais diversas circunstâncias que se apresentam em nosso cotidiano, porém ainda não é conhecida outra metodologia que seja tão eficaz para a evolução humana como o coaching. Neste sentido, o coaching vem ajudar na aceleração dos resultados, e isso quer dizer que, o programa de coaching converte os conhecimentos e aprendizados adquiridos em impactos favoráveis, cooperando, desta forma, para decisões mais assertivas e a consciência da necessidade de melhoria permanente e contínua.
O fundamento principal do coaching está no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e habilidades, favorecendo a conversão do que foi aprendido em resultados positivos. Um processo de coaching é um projeto, ou seja, tem começo, meio e fim e precisa apresentar resultado, pois esta é a chave para a mudança. Para realizar a mudança do estado atual para o estado desejado será necessário ter foco, determinação, autoconhecimento, ação e resultado.
Como parte de uma organização, é imprescindível que o coachee (cliente) tenha a compreensão de quem ele é para companhia, pois isso favorecerá o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao negócio. Fará dele um indivíduo diferenciado por agregar o seu valor à organização.
Neste contexto, a função de um coach (profissional) é exatamente auxiliar o coachee para que ele realize, para que suas ideais e suas aspirações de mudança se transformem em atitudes que, se tornarão, consequentemente, em resultados significativos. Desta forma, o processo coaching busca alinhar os próprios objetivos dos indivíduos aos objetivos da empresa, seus próprios valores com os valores da empresa, o ambiente de negócios, os processos de trabalho, suas expectativas, crenças e história.
Por fim, e não menos importante, para que o processo se desenvolva adequadamente, além do alinhamento entre objetivos da organização e objetivos do coachee, faz-se necessário o comprometimento do coachee e seu respectivo entendimento sobre a importância do processo na sua carreira, sem este fator essencial o alcance dos objetivos traçados não será completo, eficaz e duradouro.

Escrito por Telma Nanci Morales Silva
Life & Leader Coach
Coach Parceira VS

Categorias
Rolar para cima