Saber dar Feedback é essencial para um líder de empresa, desenvolve a empatia e a equipe se torna mais motivada e produtiva.
O Feedback para os líderes é quase como uma arte. Precisam saber dialogar e indicar pontos numa pessoa de forma que esse colaborador entenda o Feedback como algo bom para sua carreira e não uma crítica negativa.
E é aí que se encontra a dificuldade de muitos líderes.
Nessas reuniões existem muitas expectativas dos colaboradores em jogo. “Será que fiz algo errado?”, “Ele vai reconhecer todo meu esforço?”, e por aí vai.
Devido a isso, o Feedback para os líderes também pode ser uma pressão. O que ele pode querer evitar ou “passar para outro dia” em algumas ocasiões e isso gera graves problemas dentro de uma equipe. Como, por exemplo, bons funcionários que não são reconhecidos ou colaboradores que precisam melhorar e não sabem.
Pensando nisso, vamos te dar 8 dicas de Feedback para que você, líder, se sinta confiante nessa hora:
- Preparação acima de tudo
- Escolha o ambiente correto
- Apresente o Feedback
- Seja sincero
- Esteja aberto ao diálogo
- Apresente dados reais
- Mostre a importância do Feedback
- Crie um plano de ação
Conclusão
1. Preparação acima de tudo
Sim, a preparação é de extrema importância. Ainda mais se você tem certo impedimento na hora de conversar com outra pessoa. Na preparação você irá pensar no que irá falar para seu colaborador, como será a conversa e quais aspectos gostaria de ressaltar nesse Feedback.

Reflita bem como irá conversar para que nada fique atravessado ou que esqueça de comentar algo importante. A preparação é fundamental para não se perder durante o assunto.
2. Escolha o ambiente correto
Outra dica óbvia (e essencial) de Feedback para os líderes é escolher o ambiente mais adequado. Um ambiente tranquilo, sem interrupções favorece que ambos tenham uma conversa mais calma.
Ao contrário de que um ambiente com muito barulho além de aumentar o estresse, não é nada profissional.
3. Apresente o Feedback
Seu colaborador está ciente do que se trata um Feedback, porém ele não sabe o que você quer conversar. E isso pode o deixar ansioso. Para resolver esse problema comece dando um breve resumo do que vai abordar com ele.
Apresente sobre o que vai conversar. Primeiramente, valide os pontos fortes, reconheça o trabalho do seu colaborador e também fale sobre as ações boas e construtivas que ele tenha feito na empresa. Isso vai deixá-lo ciente e se sentindo mais pertencente a equipe e empresa.
Após isso, comece falando sobre pontos que podem ser trabalhados ou melhorados, nunca de uma forma agressiva, mas sim como uma crítica construtiva.
4. Seja sincero
Uma das principais dicas de Feedback para os líderes é ser sincero. Não encobertar qualquer problema que tenha acontecido com o colaborador. Converse tudo e explique tudo o que precisar, sem esconder nada.

Por mais incômodo que isso possa ser, às vezes é necessário apontar algumas falhas para o crescimento da pessoa. Claro, tudo isso sem deixar seu colaborador constrangido. Assim como reconhecer as suas qualidades também é um ponto positivo.
5. Esteja aberto ao diálogo
O Feedback tem como seu objetivo incentivar a equipe a dar o seu melhor e se desenvolver. Para isso o líder precisa dar o Feedback correto de forma que não desmotive sua equipe. E é nessa hora que entra o diálogo.
Não adianta apenas você falar e não deixar sua equipe ou colaborador lhe mostrar algum resultado. Escutar sua equipe é essencial para que o Feedback possa ocorrer da melhor forma possível. Além disso, uma boa comunicação gera muita empatia e confiança entre você e seus colaboradores.
6. Apresente dados reais
Agora mostre sua opinião com exemplos concretos e dados. Isso faz o colaborador perceber que foi notado de verdade e que você se importa com o que ele faz e o observa de perto. Com isso, a equipe terá melhor noção do que se espera deles, evitando falhas e ruídos na comunicação do feedback
7. Mostre a importância do Feedback
Durante o processo de Feedback é essencial que deixe bem claro a importância de todo esse processo. O Feedback serve para o crescimento da empresa e de toda a equipe.
Mostrar que, tanto as pontuações positivas quanto negativas, devem ser entendidas como degraus. Que cada colaborador que procurar melhoria profissional e reconhecimento, terá mais chances de obter oportunidades em sua carreira.
8. Crie um plano de ação
E por último, crie um plano de ação. Do que adianta todo o processo e conversa se depois não irá ter uma melhoria? É necessário fazer um plano de ação para que possam alinhar quais as providências precisam ser tomadas e assim superar as dificuldades.

Para isso existem diversas opções: solicitar um treinamento, sugerir cursos ou contratar um Coaching que possa ajudar a equipe.
Esse plano de ação é necessário que tenha os objetivos e metas definidas pelo líder e equipe, pois assim na próxima reunião vão saber quais objetivos foram alcançados.
Conclusão
O Feedback para os líderes não precisa se tornar um bicho de sete cabeças. Ele pode ser muito bem conduzido de forma que todos se beneficiem e se desenvolvam como equipe. Lembrando sempre que a honestidade com seu colaborador e dedicação para fazer a empresa crescer é fundamental.
O que achou dessas dicas de Feedback para os líderes? Tem mais alguma? Comente aqui embaixo!
Um abraço na alma!