Uma ação que pode trazer diversos benefícios através de uma simples resposta, entenda tudo sobre a reciprocidade de comunicação
A comunicação é o ato mais antigo do ser humano, e de longe o mais importante. Desde que nos damos por gente, é presente em nossas vidas. O Ser Humano é um indivíduo social, sendo assim é necessário construir uma relação com seu próximo. Possui a necessidade de compreender e ser compreendido, ou tudo que está ao seu redor virará caos.
Mas, afinal, o que é comunicação?
A definição da palavra é: “ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”. Atualmente, com a era da informação ao nosso redor o eventualmente se torna certamente. É necessário trazer para nossas vidas, e para as empresas a reciprocidade de comunicação.
A Regra da Reciprocidade
Antes de inserirmos a reciprocidade na comunicação, precisamos falar da regra que consiste essa palavra. Na psicologia o princípio da reciprocidade em: tratar os outros como nos tratam, devolver aquilo que se é dado.
Richard Leakey, paleoantropólogo queniano, diz que “nós somos humanos porque nossos antepassados aprenderam a partilhar sua comida e suas habilidades em uma honrada rede de obrigação.” Ou seja, reciprocidade é devolver um favor, seja ele algo material, falado e até mesmo uma ação.

Existem dois tipos de mutualidade. A positiva que acontece quando o favor é correspondido na mesma intensidade, e a negativa, que é quando a correspondência é desproporcional ao favor concedido, seja maior ou menor.
A positiva trás para a sociedade uma convivência boa, alimentando as relações sociais com uma mistura de autenticidade e gratidão. Já a negativa traz uma situação social desconfortável é preciso ter o equilíbrio nas ações.
Comunicação de Mão Dupla
Agora, sabemos o que é reciprocidade podemos uni-la com a comunicação, entrando assim na comunicação de mão dupla. Em uma alusão as estradas que possuem carros subindo e descendo, a comunicação de Mão Dupla ou Reciprocidade de Comunicação é quando as duas partes de uma conversa transmitirem suas opiniões e o mais importante, são respeitadas por tê-las.
A Comunicação No Mundo Empresarial
Uma das principais questões dentro do assunto é a comunicação empresarial. Seja ela interna ou externa com os clientes, as empresas têm dificuldade de manter colaboradores. Muitas vezes as reclamações vêm com “meu chefe só reclamava do meu serviço”. A falta do feedback positivo e ouvir seu funcionário faz uma enorme diferença para a empresa.
O mesmo se aplica aos clientes, é preciso que uma empresa escute o que seus clientes tem a dizer, afinal, são eles que consomem seu produto/serviço e o principal, são eles que divulgam um trabalho de qualidade.

Se antes a comunicação era unilateral com apenas a empresa falando e tanto funcionário quanto cliente ouvindo, hoje as coisas estão mudando. Muitas empresas mantém atualmente uma relação totalmente horizontal com seus clientes e funcionários, fazendo com que todos os lados se enriqueçam.
Uma boa comunicação empresarial faz com que tanto colaborador quanto cliente amplie sua visão, compre sua ideia e trabalhe ou divulgue aquilo com gosto, sendo reconhecido por isso.
Conclusão
A comunicação é o elemento fundamental para todas as partes de nossas vidas, o feedback precisa chegar no lugar certo, seja ele positivo ou negativo. É preciso se intensificar nas Redes Sociais, noticias, ver o que mundo está dizendo.
Adotar a comunicação bilateral é o primeiro grande passo para começar. Já a mudança em longo prazo exige transformações culturais na empresa. Além de um reforço diário para uma comunicação aberta e colaborativa. Criar canais de comunicação mais democráticos, rápidos e que aproveitem da tecnologia.
É hora de começar algo novo, de se adaptar. Nem pessoas nem empresas foram feitas para ficarem estagnadas, é preciso inovar, acompanhar o que o mundo está fazendo.
Ainda com alguma dúvida sobre reciprocidade de comunicação? Comente aqui embaixo!
Um abraço na alma!