Blog

Recolocação profissional e transição de carreira são a mesma coisa? 

Muita gente se confunde e não sabe a diferença entre recolocação profissional e transição de careira. Pode até parecer igual, mas não é! A dúvida é comum quando generalizamos e encaramos tudo como uma simples “troca de emprego”. No texto de hoje nós vamos entender essas diferenças e por fim, vamos conseguir identificar se estamos em algum desses momentos.

Carreira

Primeiramente vamos relembrar o que é carreira resumindo em duas palavras: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL! Essas duas palavras possuem um mar de desdobramentos com histórias, atitudes, autoconhecimento, desafios, aprendizados, descobertas, reinvenções etc. Carreira é como se fosse uma típica estrada brasileira: cheia de obstáculos. Sem dúvida esses obstáculosvalem a pena ser ultrapassados para chegarmos no destino final! Brincadeiras a parte, nosso sucesso profissional depende única e exclusivamente dos percursos que escolhemos caminhar. Já falamos sobre o conceito de carreira e suas mudanças no nosso blog anteriormente. Caso você ainda não tenha lido, sugiro que volte e confira nossos conteúdos para você se contextualizar.

Recolocação Profissional

Na recolocação profissional, continuamos com a mesma profissão e atuando na mesma área, porém decidimos mudar de empresa para experimentar novos mercados. Também consideramos recolocação profissional, quando estamos afastados do mercado de trabalho há algum tempo e queremos voltar a trabalhar na mesma área que atuávamos. Assim também, quando somos mandado embora recentemente e em seguida procuramos um novo trabalho. Frisando que todas essas mudanças são sempre dentro da mesma ou correlata área de atuação. 

Ex. Você é engenheiro e atua na área de produção de peças para automóveis, sendo assim, a sua recolocação será feita na área de produção. O trabalho não só será em outra empresa bem como o produto será diferente. É provável que você até trabalhe com o mesmo produto, mas estará numa outra cultura organizacional.

Transição de Carreira

Na transição de carreia, você muda sua profissão e sua área de atuação para um ramo diferente do que você fazia antes. Essa mudança possui inúmeros fatores.  Quando não vislumbramos novas oportunidades na área, quando atingimos nosso objetivo e quando queremos empreender numa nova tendência. Além disso, no momento que descobrimos a nossa missão e propósito para atuarmos em prol de algo maior.

Muitas vezes isso acontece dento da própria empresa que você trabalha.  Por exemplo: eu trabalho no financeiro, faço um curso de especialização ou uma nova faculdade e solicito transferência interna para trabalhar no RH. 

Como identificar em qual situação estamos?

Como sempre digo: o autoconhecimento é tudo!

Para que possamos saber qual é a melhor opção para nosso momento profissional, devemos, antes que qualquer coisa, nos conhecermos. Identificar nossos valores, nossos sonhos, objetivos, nosso propósito e o ambiente que nos faz bem. Esses são os primeiros super passos que podemos a fim de alcançarmos o nosso sucesso.

Se estamos numa profissão que não escolhemos, e sim fomos influenciados, ou numa profissão que escolhemos porém já não vislumbramos futuro, talvez precisamos de uma transição de carreira. 

Se estamos numa profissão que amamos e que ainda temos muitos desafios e crescimentos pela frente mas estamos cansados e desanimados, talvez precisamos de uma recolocação profissional para ganharmos ânimo para seguir em frente. 

Ah… a multicarreira, que também já falamos nos textos anteriores, é uma excelente opção para quem ama a profissão atual, mas não vê perspectivas melhores, porém não deseja abandonar definitivamente o que faz. 

E você… se identificou com algum momento?

Vale lembrar que cada um é cada um e cada profissional é único!  Quem sabe, nesse seu momento você não precisa nem de uma recolocação profissional e nem de uma transição de carreira. Quem sabe não é hora de você fazer uma psicoterapia. Para conseguir detectar isso, procure um profissional especializado que te ajudará a ter clareza e achar a melhor opção pra você!

Conte comigo!

Obrigada pela sua atenção até aqui! 

Na próxima semana vamos aprender os principais pontos e o melhor momento para fazer uma recolocação profissional ou uma transição de carreira nesse mundo VUCA!

Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!

Categorias
Rolar para cima