Olá Pessoal!!!!
Vamos dar continuidade ao nosso tema sobre psicologia positiva na carreira?
Hoje vamos falar do segundo elemento do modelo PERMA, criado pelo psicólogo americano Martin Seligman. Ou seja, vamos falar sobre o engajamento.
Decerto, você ja ouviu falar que para um projeto funcionar, precisamos estar engajados. Mas, você já experimentou o estado de flow?
Então vamos lá!
Primeiramente, vamos falar do engajamento:
Engajamento:
O que vem na sua cabeça logo após escutar a palavra engajamento? Normalmente, pensamos em comprometimento, envolvimento e dedicação, né? É isso e muito mais. Podemos considerar o engajamento como uma forma intensa de interação com as pessoas, ambientes e atividades ao nosso redor. De acordo com Seligman, o a intensidade do engajamento é avaliada de forma subjetiva após alguma tarefa realizada. Sendo assim, é um pouco complicado afirmarmos que fulano ou ciclano estão muito ou pouco engajados numa tarefa ou projeto da empresa. A menos que ela te diga o quanto ela está engajada.
O engajamento serve como um motor que te impulsiona a fazer algo de forma mais prazerosa. Com efeito, todo projeto profissional que a gente se engaja de verdade, é mais produtivo. O engajamento nasce da nossa vontade de realizar algo e da capacidade de continuarmos nos motivando até o final do projeto. Ele facilita a superação dos problemas e ajuda na criação de novas soluções.
Estado de FLOW:
O termo flow foi designado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi para explicar experiências ótimas de fluxo na consciência. Em outras palavras, é quando seu corpo e sua mente fazem uma perfeita simbiose. É provável que você já tenha experimentado a sensação que o tempo parou, certo? Eventualmente, você já fez alguma atividade que não sentiu o tempo passar ou que não percebeu os acontecimentos a sua volta, não é? Se você respondeu sim, você já entrou em estado de flow!
Inegavelmente, o estado de flow é atingido quando estamos numa intensidade máxima de engajamento. Bem como, quando estamos super focados no trabalho.
O flow demanda um alto índice de energia, concentração e motivação. Dessa forma, essas habilidades podem ser desenvolvidas aos poucos e em conjunto para uma melhor experiência de flow.
Aumentando o engajamento:
Certamente, o engajamento e o estado de flow aumentam quando trabalhamos naquilo que a gente gosta. Existem inúmeras estratégias para desenvolver nosso engajamento. A mais importante é a que sempre falo: Autoconhecimento. É primordial sabermos o que nos motiva e identificar nossas qualidades. Eu sei que em muitos casos a gente não consegue trabalhar com o que ama. Por isso é importante fazer um planejamento de carreira e traçar objetivos para conseguirmos trabalhar com o que nos satisfaça. Seja como for, vamos começar com dicas que podemos fazer facilmente no nosso dia-a-dia antes de iniciarmos uma tarefa:
- Faça um link da sua atividade profissional atual com sua missão e seu propósito. Por menor que seja, existe algum ponto em comum. Pense bem;
- Desative todas as notificações do seu celular para que você não seja interrompido;
- Pense no porquê irá fazer esta tarefa, identifique qual é a finalidade e quais são os benefícios que irá receber;
- Respire! Isso mesmo, faça uma respiração profunda e vagarosa para acalmar sua mente e seu corpo. Esteja presente na tarefa que você ira fazer. Quanto mais você ficar atento na sua atividade, mergulhando profundo na sua execução, mais você vai conseguir abstrair as distrações a sua volta e entrará em estado de flow;
- Utilize suas melhores habilidades e ferramentas para realizar a tarefa, ou seja, não importa o que você não sabe, e sim o que você sabe.
Agora me diz aí, você já vivenciou o flow?
Se precisar de ajuda para desenvolver sua motivação, sua energia e sua concentração é só chamar a gente!
Obrigada pela sua companhia!
Na semana que vem falaremos do terceiro elemento do modelo PERMA: Relacionamentos positivos.
Tenha uma excelente semana!
Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!