Carreira

Olá Pessoal!

Tudo bem?

Certamente você já ouviu falar em clareza, né?! A clareza está diretamente relacionada com o autoconhecimento. Mas para que serve essa clareza? O que acontece se não tivermos essa clareza? Como conseguir encontrar essa clareza? O que fazer quando a gente consegue ter essa clareza? É sobre tudo isso que vamos falar hoje!

Para que serve a clareza?

Primeiramente vamos conceituar clareza. De acordo com o dicionário, clareza é a qualidade do que é claro, distinto, do que é expresso de uma forma inteligível ou que se percebe facilmente. Em outras palavras, clareza é algo de fácil compreensão e identificação. Ou seja, a clareza serve para que a gente possa perceber, nitidamente, o que a gente quer. A clareza serve também para conseguirmos elaborar um planejamento assertivo a fim de conquistarmos nossos sonhos. A clareza acalma nossa mente, pois quando sabemos o que queremos, fica muito mais fácil traçarmos nosso caminho e também fica mais fácil escolher a peça certa para montar nosso quebra-cabeça. Não precisamos criar estratégias mirabolantes e inventarmos fórmulas mágicas e sim, fazermos o óbvio de forma consistente. Simplesmente fazer o que precisa ser feito, priorizando tudo que for importante para a realização do nosso sonho.

Por exemplo: se você está insatisfeito com sua profissão atual e quer fazer uma transição de carreira ou uma recolocação profissional, precisa saber o que te realiza e que te deixa em estado de flow e o que está te incomodando. Às vezes as pessoas falam: ah, eu até gosto da minha profissão, mas eu não aguento mais trabalhar com isso, quero mudar e transformar minha carreira. Muitas vezes o problema não é a profissão e sim o chefe, a empresa, o ambiente  ou os colegas de trabalho. A clareza nos traz o real problema e nos dá a chance de melhorar. Assim, uma mudança de olhar, de prioridade, de liderança e de setor resolveriam a nossa situação. Basta ter clareza.

O que acontece se não tivermos clareza?

Com toda certeza, você vai demorar muito, muito e muito para atingir seu objetivo sem ter clareza. E aqui eu estou sendo otimista, pois, a maioria esmagadora não consegue realizar seu sonhos e vivem “patinando” na sua profissão por falta de clareza. Como resultado, vivem infelizes esperando o dia de receber o salário para pagar as contas. Dessa forma, ficam trocando de emprego e nunca acham algo que os satisfaçam. Algumas pessoas até se arrependem de ter trocado de emprego, mas aí, é tarde demais. Outras pessoas fazem diversos cursos em diferentes áreas só por que está na moda ou por que fulano disse que dá dinheiro. Porém, não concluem o curso ou quando concluem, não conseguem emprego na área. Em síntese, quando não temos clareza, ficamos esperando ansiosamente pela sexta-feira e ficamos tristes e angustiados no domingo à noite.

Como conseguir a clareza?

A princípio, se você não sabe o que quer, saber o que não quer já é um grande passo. Muitas pessoas não possuem um objetivo e ficam sem saber o que pensar com toda essa inundação de possibilidades na nossa era da informação. Como sempre falo, o autoconhecimento é de extrema importância e nos ajuda a criar essa clareza. Existem inúmeras formas de iniciar a construção dessa clareza dentro de um processo de autoconhecimento. Vou listar somente dois:

1- Revisar seu sonho de infância – Muitas vezes o seu sonho de criança reflete o que há de melhor em você e te dá uma direção sobre o que te satisfaz. 

2- Prestar atenção nas suas escolhas de livros e filmes – Quando você entra numa livraria qual é o tipo de livro que te atrai? Qual é o seu critério de escolha para assistir um filme?

 Apos identificar esses passos, pergunte o motivo de você gostar disso? O “pra que” que você quer isso, o “pra que” isso é importante para você. Posteriormente se pergunte o “pra que” desse “pra que” e assim por diante até que você encontre uma resposta que faça sentido pra você.

O que fazer quando a gente consegue ter essa clareza?

Em primeiro lugar, é desenhar seu objetivo final. Isso mesmo, desenhar, pintar, fazer colagem ou imprimir da internet algo que te remeta ao seu objetivo. 

Em segundo lugar, colá-lo na porta do seu armário, no espelho do banheiro ou num local de muito fácil acesso e visibilidade para você ver todas os dias assim que acordar. 

Em terceiro lugar, fazer um planejamento racional e detalhado de cada passo seu na direção do seu objetivo.

Em quarto lugar, pegar somente a peça que se encaixa no seu quebra-cabeça. Só para exemplificar: se você quer fazer uma transição de carreira para a área financeira, nem de graça você deverá aceitar fazer um curso de especialização, uma pós ou um MBA na área de saúde ma melhor faculdade do mundo. Entendeu?!

Você deve direcionar toda sua energia para o seu objetivo. Fazer a gestão do seu tempo e desenvolver seu foco. Só assim você conseguirá realizar seu sonho e ser tudo aquilo que você poderia ser!

Vou ficar muito feliz em receber um bilhetinho seu com o desenho do seu objetivo! Juro que não mostro pra ninguém! Se precisar de ajuda é só chamar!

Obrigada por sua companhia e atenção!

Até semana que vem!

Tenha uma excelente semana!

Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!