Produtividade

Olá pessoal!

Espero que estejam bem!

Estamos chegando na reta final deste ano tão desafiador. Muitos planos foram adiados, muitos sonhos não realizados, muitas metas não cumpridas e isso gera frustração, uma sensação de que não fomos eficientes e eficazes ao realizarmos os trabalhos propostos, certo?! 

Pensando nisso, nesta semana, vamos falar de algumas “portas” para acessar a realização de seus sonhos, de forma prática e atingível, em 2022, e até mesmo antes, ou em qualquer momento da sua vida.

Para isso, precisamos ter em mente que, para tudo na vida, é necessária a intenção e a ação alinhada ao seu propósito, caso contrário, será desperdício de energia e tempo e, eu acredito que, assim como eu, não é isso que você deseja, não é verdade?!

Bem, vamos lá então!

A primeira porta que é importante passar é a dos VALORES.

E o que são valores? 

Segundo o dicionário: Os valores humanos são os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. … Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. 

Resumindo, gosto da definição que minha mentora Vivian Salas usa “Valores são como as luzes na pista para um avião pousar ou decolar.”

Valores são os pilares que sustentam nossas decisões e escolhas e, para que possam ser assertivas, é importante termos clareza do que nos norteia, o que conduz e nos ajuda a decidir.

Existe um exercício simples que fazemos com nossos clientes que é o seguinte:

Imagine-se em casa, você está cheio de afazeres porque irá viajar no dia seguinte. De repente, o cano do ralo da pia estoura, o bebê começa a chorar devido ao susto, a campainha toca, entra uma chamada em seu celular e está começando a chover (seu varal está cheio com as roupas que levará na viagem no dia seguinte). O que você faz primeiro?

Dependendo do que você fizer primeiro já temos uma ideia de quais são seus principais valores, porque inconscientemente e impulsivamente já tomamos determinadas decisões sem avaliar muito, baseadas em nossos pilares.

A segunda porta para realizar suas metas é a GESTÃO DO SEU TEMPO.

Após ter clareza dos valores, fica mais fácil priorizar o que realmente importa, tornando possível fazer uma boa gestão do tempo. Levando sempre em consideração os objetivos que se quer alcançar e a busca pelo equilíbrio.

Para isso, a primeira coisa a se fazer é listar tudo que se tem a fazer, sem analisar nada. Feito isso, separe por área: profissional, familiar, carreira, pessoal,… Na sequência, acrescente a data de entrega, para as tarefas que tem prazo. Por fim, organize a lista incluindo aquelas que têm a data de entrega mais próxima.

Uma dica importante é definir as duas ou três atividades que você não pode deixar de fazer no dia e deixar na agenda somente os compromissos externos.

Existem alguns aplicativos que ajudam nessa organização como o Trello, Evernote, entre outros.

A terceira porta importante é a DISCIPLINA

Você se considera disciplinado (a)? Cumpre sua rotina e segue os combinados que faz consigo mesmo?

Se você tem dificuldade com obedecer regras e rotinas, fique tranquilo(a), é possível desenvolver esta habilidade!

O primeiro passo é definir o que você quer mudar ou deixar de fazer, seja um hábito, um comportamento, um pensamento. O importante neste ponto, é ser bem específico em como você deseja estar ao final deste processo.

Definido isso, faça as mudanças de forma gradual. Exemplo: quer acordar 1h mais cedo para ter um tempo para leitura e meditação. Comece acordando 5 ou 10 minutos mais cedo e vá aumentando o tempo a cada 3 dias. 

Lembre-se que o seu cérebro precisa reconhecer o benefício desta mudança para ser seu aliado e não seu sabotador. Por isso, se comprometa com você mesmo. E sempre que precisar escolher opte pelo prazer futuro e não o prazer momentâneo.

A penúltima porta, que particularmente considero a mais importante, é o CONTROLE EMOCIONAL

Segundo Daniel Goleman em seu livro Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Isso traz à tona a necessidade de avaliarmos o que pensamos e como reagimos aos nossos pensamentos, pois eles direcionam nossas emoções, que refletem em nossas ações e emoções.

Para começar, faça uma auto avaliação dos seus pontos fortes e pontos fracos, liste tudo e perceba os pontos mais importantes. Depois assuma a responsabilidade por quem você é e pelo momento que você está vivendo. Está tudo bem ser imperfeito. Se aceite.

Depois identifique as emoções que afloraram ao fazer este exercício. Perceba porque elas surgiram. Em seguida, coloque limites nas emoções. Provavelmente ao identificar, ouvir, falar, tratar a emoção, focamos em estabelecer limites a ela. Isso é gestão emocional. Nem 8 nem 80. Nada de extremismos. 

Por isso, ao caminhar para dar limites às emoções, estamos regulando nosso equilíbrio e indo em busca da solução do problema. Sentimentos não são problemas, eles são aceitáveis, mas nem todos os comportamentos são aceitáveis, eles podem ser problemáticos. 

Por fim, a última porta que devemos passar para atingir nossos objetivos é a PRODUTIVIDADE.

Você se considera produtivo (a)?

Ser produtivo, significa você focar em seus objetivos, usar o seu tempo disponível para aprender, trabalhar em seus projetos e cuidar de tudo que é fundamental e importante para você. Muitas pessoas têm dificuldades para se tornarem mais produtivas, pois as distrações do mundo atual são muitas e é fato que se não dirigirmos nossa atenção naquilo que é prioridade, prestaremos atenção em coisas secundárias e sem importância.

A produtividade de alguém depende muito da vontade ou necessidade de 

alcançar objetivos. Não se pode confundir estar ocupado com ser produtivo. Em muitas situações é possível estar cheio de tarefas sem propósito e negligenciar atividades importantes que, às vezes, podem ser concluídas em um curto espaço de tempo.

O principal é manter o foco, observar e seguir o orientado nos 4 tópicos anteriores. Mantenha seus objetivos e os passos a seguir sempre ao seu alcance, para que você não se perca ao longo do caminho.

O mais importante é você continuar em sua jornada rumo aos seus sonhos que valem realmente a pena. Quando você se deparar com alguma dificuldade e se sentir desmotivado, lembre-se dos seus VALORES, da GESTÃO DO TEMPO, da DISCIPLINA, do CONTROLE EMOCIONAL para viver o melhor da PRODUTIVIDADE, que beneficiará você e todos que estão ao seu redor.

Bem pessoal, por hoje é só! Que bom que você ficou até aqui.

Ah! Já estava esquecendo. No exercício dos valores, que passou no começo do texto, cada incidente na cena representa uma área da sua vida:

Cano da pia vazando = Finanças

Bebê chorando = Família

Campainha = Relações Sociais

Roupas no varal = Relações pessoais/conjugais

Telefone tocando = trabalho

Espero que tenham gostado!

Uma ótima semana! Até a próxima!

Forte abraço!