Olá Pessoal!
Vamos finalizar hoje a série de 4 textos sobre as pressões na vida profissional de um líder.
Antes de tudo, quero relembrar a frase que trouxemos no primeiro texto: “É preciso lembrar que diamantes são pedaços de carvão que se saíram bem sob pressão. Prepare-se para a pressão”. Dessa forma, se você já sofreu alguma pressão no trabalho e conseguiu superar, você é um diamante! Fique feliz e comemore! A saber, sempre vamos precisar ser lapidados para continuarmos brilhando. Sendo assim, prepare-se para mais pressão e mais evolução!
Vamos relembrar o que foi falado nos textos anteriores? Em primeiro lugar, falamos da pressões externas. Em segundo lugar, falamos das pressões internas. Em terceiro lugar, falamos sobre a gestão como sinônimo de pressão. Em cada um dos textos, nós trouxemos uma solução para a pressão como uma válvula de escape. Na pressão externa falamos sobre CNV – Comunicação não violenta. Na pressão interna falamos sobre os 5 sentidos. Na gestão como sinônimo de pressão falamos sobre um exercício de alinhamento de objetivos. Agora, vamos falar de uma mega válvula de escape: A Inteligência Emocional.
Inteligência Emocional:
Existem inúmeros livros, treinamentos e desdobramentos sobre IE. Já até falamos um pouco sobre isso em textos anteriores. A princípio, eu quero deixar claro que eu sigo a linha de que não existe o “controle das emoções”, pois as emoções são fisiológicas. Por exemplo: acontece uma situação inesperada e assustadora, com isso, meu coração começa a acelerar, eu começo a tremer e minha respiração fica ofegante. Aí eu chego para o meu coração e digo: Coração, desacelere! Digo para meu corpo: Pare de tremer! Digo para meu pulmão: respire devagar! E eles me obedecem na hora! #sóquenão! rsrsrsr.
Não controlamos nossas reações fisiológicas, logo, não controlamos nossas emoções. O que nós conseguimos fazer, é gerenciar o que vem depois das emoções. Essas emoções geram sentimentos que nos motivam a fazer determinada ação. E sim, é essa determinada ação é que conseguimos “controlar”. O que acontece é o que precisamos pensar para poder nos acalmar e tomar a melhor decisão. Ou seja, escolher como iremos direcionar nossa emoção e nosso sentimento naquela situação.
Como já dizia Sartre: “Não importa o que aconteceu com você, o que importa é o que você faz com aquilo que aconteceu com você.” Isso sim é inteligência emocional. Eu sei que isso é muito desafiador pra fazer de uma hora para outra, mas é treino. É mudança de mindset. É mudar o ponto de vista. É mudar a forma de pensar. É autoconhecimento puro!
Primeira etapa:
A primeira e mais importante etapa é sabermos identificar as nossas emoções e denominar nossos sentimentos. Saber os gatilhos que disparam nossas emoções e sentimentos. Sabermos identificar o que é, e o que significa cada emoção e cada sentimento. Posteriormente, aprender a lidar com essas emoções e esses sentimentos. Direcioná-los da melhor forma possível. Reverter todos os nossos sentidos para a realização do nosso objetivo. Mudar a perspectiva da situação e mudar a estratégia da nossa atuação para nosso favorecimento.
Só conseguimos fazer isso através da autoanálise e da auto-observação. Ou seja: através do autoconhecimento. Precisamos ser desbravadores de nós mesmos. Precisamos ser cientistas de nós mesmos. Precisamos ter coragem de olhar para dentro e sermos verdadeiro com nós mesmos. Essa nossa abertura interna é condição “sine qua non” para conseguirmos adquirir a IE. De acordo com Sócrates, quem se conhece, conhece o universo. Certamente esse é o ponto mais importante que nos leva ao sucesso e a felicidade.
Segunda etapa:
A segunda etapa é identificar as emoções e sentimentos nas outras pessoas para poder lidar melhor com elas. Lembrando sempre que cada um é único. Então, a mesma estratégia não servirá para todos. É preciso estar atento, de coração e mente abertas para se relacionar com as outras pessoas. Manter uma escuta ativa e o foco na solução. Saber sobre perfil comportamental e canal de comunicação facilita essa interação em 99,99%. Esse é o segredo da gestão de pessoas!
Por fim, precisamos ter clareza do nosso objetivo para poder usar a IE de forma correta e realizarmos nosso sonho!
Se você precisa de ajuda para obter clareza do seu objetivo, conhecer os perfis comportamentais, os canais de comunicação e desenvolver a inteligência emocional, é só falar com a gente!
Obrigada pela sua companhia nesse mês da descompressão!
Até semana que vem!
Tenha uma excelente semana!
Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!