Hey pessoal!
Como vocês estão? Meu desejo é que você e os seus estejam bem!
O ano, definitivamente, começou e nós seguimos firmes para construir o melhor ano de nossas vidas. Você está comigo?!
Continuando a série CONSTRUA SEU FUTURO, hoje vamos para o nosso 3º tema; ARRISQUE, pois para construir um futuro consistente e realizar seus sonhos, é importante expandir a zona de conforto.
Você concorda? Vem comigo que vou te contar porque…
Peter Drucker diz; “Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.”
Não existem projetos relevantes sem riscos! Toda pessoa vitoriosa, corre riscos em suas batalhas.
No assunto passado falamos sobre planejamento. Caso você não tenha lido, corre lá para ver as dicas que mencionei para te ajudar a planejar seu futuro.
Nosso foco, hoje, é tirar seu planejamento do papel, mas antes de partir para a ação é importante uma mudança de mentalidade, pois a dúvida e a insegurança em relação aos riscos podem paralisar e nada acontecerá como planejado.
Meu convite hoje é para observarmos alguns pontos que poderão te impedir de ir ao próximo nível e realizar o que tem sonhado. Você está pronto?!
Há alguns anos, uma integrante da nossa equipe, participou de um processo seletivo para uma oportunidade que desejava muito, em uma antiga empresa que trabalhou. Durante o processo, deu o seu melhor, dedicação total para ser a escolhida. Porém, não foi daquela vez.
Quando recebeu o feedback da gestora que conduziu o processo, ela lhe perguntou:
- Você realmente quer este cargo, esta posição na empresa e no setor?
E ela respondeu:
- Sim, quero muito. Não me vejo em outra função.
Então, a gestora disse:
- Se, realmente, é isso que você quer, se porte como se você já estivesse na função. Não espere ter o cargo para agir como é esperado.
Ela saiu daquela devolutiva bem reflexiva, mas entendeu que precisava SER, antes de ESTAR em uma posição. Assim o fez. No ano seguinte, foi aprovada para o cargo desejado.
Observando este fato, percebo que isso vale para tudo em nossa vida, seja no pessoal, no profissional. Precisamos viver de acordo com o que desejamos. Trazer à existência, por meio de nosso comportamento, hábitos e atitudes, aquilo que realmente desejamos e nos desassociar daquilo que não queremos.
Por exemplo: Se eu quero ter um corpo saudável, bonito e bem cuidado, preciso escolher o que comer, dormir bem, beber água e, pelo menos, fazer uma caminhada 3x na semana. Além disso, ter em mente, claramente, como quero estar e em quanto tempo, para não me frustrar, esperando um resultado antes disso. Se vier antes, será lucro.
Da mesma forma, se quiser ter uma casa própria ou um carro. Se gasto todos os meus recursos em coisas que não me ajudam neste sonho e não guardo para uma entrada ou para comprar à vista, este será somente mais um sonho, não uma meta e não sairá do papel, pois estarei agindo da mesma forma e esperando resultados diferentes. Isso, como diz Einstein, é insanidade.
Se você deseja realizar algo, é importante ter uma atitude firme, tomar, realmente, a decisão e assumir a responsabilidade sobre isso. Escolher abrir mão de certas coisas, pelo menos, por um tempo, até realizar seu sonho. Sustente o que você acredita e isso sustentará você.
Da mesma forma, escolha muito bem a sua assessoria. Esteja atento aos conselhos e orientações que receber. Quem está perto de você e influencia suas decisões?
Segundo a teoria do escritor americano Jim Rohn, somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. O que isso significa? Onde você está inserido ou quem te orienta em suas decisões, interfere nos seus resultados e realizações.
Pense na situação: você está empenhado em passar no vestibular para a faculdade de medicina, este é o seu maior sonho. Com quem você vai se aconselhar? Com quem conseguiu passar ou a quem reprovou 3 vezes?
Fique atento! Se você é o mais inteligente do seu grupo, mude de grupo!
Parece radical demais, não é?! Mas, eu digo que depende. Se você quer conquistar ou realizar algo grande e convive com pessoas sem perspectivas e objetivos, acredita que elas irão te ajudar a chegar onde deseja?
Isso não significa que você precise desfazer relações, pelo contrário. Mas, se você não consegue influenciar, não se deixe ser influenciado a desistir. Mude o grupo de conselheiros. Escolha quem serão seus mentores, que vão te orientar e impulsionar para o sucesso. Não dê ouvidos a quem não acredita em você e em seu sonho.
Caso você não tenha ninguém próximo em quem se espelhar e ter como referência, busque na internet os melhores naquilo que você deseja ser e realizar. Ouça podcasts, assista palestras, entrevistas, estude os conteúdos que compartilham. Tome a sua visão e siga os melhores. Não tenho dúvidas, que você se tornará parecido com eles.
No texto anterior, mencionei que uma das atitudes para um bom planejamento é estar disposto a recomeçar, pois virão situações para te fazer desanimar, desistir e até te paralisar. Mas, eu vim aqui para te dizer que, se der medo, vai com medo mesmo. A maior característica dos corajosos não é a ausência de medo, mas agir em meio ao medo. Decida abrir mão do conformismo e da acomodação. Expanda sua zona de conforto. Onde você está confortável é uma grande oportunidade, pois te dá segurança para dar passos mais firmes e avançar mais forte. Isso te permitirá avaliar as possibilidades de risco. E, acredite, o seu dia de boas notícias vai chegar. Tudo que você visualizar mentalmente, de forma constante, e agir em favor deste alvo, vai acontecer. Você irá constatar com os olhos físicos o que antes contemplou com os olhos da fé.
E por fim, viva em gratidão e esteja disposto a celebrar e repartir o que recebe. Para que a vida flua naturalmente, tenha em mente que a abundância vem do quanto você doa e não do quanto retém. Esteja aberto a doar do seu tempo, recurso, energia, pois isso libera espaço para o novo e você sempre terá para transbordar.
Finalizo, com a frase do querido Ayrton Senna da Silva que nos desafia:
“Vencer sem correr riscos, é triunfar sem glórias.”
Aceita o convite?!
Nosso próximo tema é REALIZAR! Espero você!
Semana de vitórias para você!
Forte abraço!