A palavra de origem inglesa, coach foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs (Hungria) para designar carruagem de quatro rodas.
Alunos nobres das universidades inglesas, no século XVIII iam para as aulas de coach (carruagem), conduzidos por um coacheiro – coacher. A partir daí, a denominação vira “gíria” universitária norte-americana para nomear “tutor particular”, que preparava o aluno para o exame de uma determinada matéria.
- 1400 – Na pequena cidade da Hungria – Kócs começa a desenvolver carruagens. A novidade recebeu o nome de “kocs”, em inglês, “coach”.
- 1500 – Na França é utilizado o termo coche, “carruagem fechada”.
- 1830 – O termo coach é empregado na Oxford University, bem como em universidades inglesas para denominar o tutor de uma pessoa, aquele que “carrega”, “conduz” e prepara os estudantes para exames.
- 1831 – O termo coaching foi utilizado pela primeira vez no âmbito dos esportes, para treinamento esportivo.
- 1900 – O termo coach é utilizado, então, frequentemente nos esportes para denominar os técnicos desportistas. Atualmente, esse termo ainda é empregado com essa finalidade.
- 1950 – O termo coaching é introduzido na literatura de negócios como uma habilidade de gerenciamento de pessoas afim das empresas alcançarem resultados melhores.
- 1960 – Programa educacional na cidade de Nova York introduz pela primeira vez a habilidade para life coaching, para quem buscava resultados na vida pessoal.
- 1974 – Timothy Gallwey lança o livro “The Inner Game of Tennis” com conceitos de coaching aplicado ao tênis, mas que podem ser transportados para a vida pessoal, como um todo.
- 1980 – Coaching se espalha pela Europa, Inglaterra e Ásia e ganha proporções maiores. Programas de liderança incluíram conceitos de coaching executivo e o mundo dos negócios começou a dar importância a este tema. A partir da década de 80, o coaching surge como uma disciplina e profissão.
- 1985 – Bernd Isert cria o Metaforum – Academia Mundial de Competências. Iniciam-se os primeiros trabalhos de coaching e pensamento sistêmico na Europa.
- 1985 – John Whitmore publica o livro “Coaching para Performance”.
- 1991 – Thomas Leonard que foi um dos principais responsáveis pela propagação do coach como disciplina e profissão ao redor do mundo e ele funda a Coach University.
- 1993 – Surge a International Coaching Federation – ICF.
- 1994 – Surge a European Coaching Association – ECA.
- 1994 – Surge o Behavioral Coaching Institute – BCI.
- 1996 – Surge a International Association of Coaching Institutes – ICI.
- 2000 – Primeira tese de doutorado com o tema “Coaching”.
- 2001 – Fundada a International Coaching Council – ICC.
- 2003 – Surge a Associação Internacional de Coaching – IAC.
- 2007 – Fundado o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
- 2009 – Surge a Global Coaching Community – GCC.
- 2011 – Primeiro congresso Nacional de coaching no Brasil.
Algumas definições sobre Coaching:
Hamlin et al. (2009) define coaching como: “É uma ajuda e um processo de facilitação que capacita indivíduos, grupos e organizações a adquirir novas habilidades, melhorar habilidades existentes, competências e performance, aumentar a efetividade ou desenvolvimento pessoal ou crescimento pessoal”.
Entre outras definições de coaching, estão as da instituição Global Coaching Comunity, que diz:
“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e coachee (cliente) onde acontece um processo estimulante e criativo e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.
“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”
“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”
E outras mais, como:
Timothy Gallwey ensina que “Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajuda-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.”
John Withmore fala que “O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar.”
José Roberto Marques, presidente do IBC, diz que “Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e coachee (cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades.”
Afinal, Coaching é:
Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal. Ele ajuda a pessoa a alcançar suas metas e sonhos, levando a descobrir o que realmente quer ser e fazer.
Através do Coaching, pessoas e empresas são desenvolvidas e instrumentalizadas para que acionem todo o poder de que dispõem, de forma lúcida, apaixonada e comprometida, a fim de se decidirem pela mudança positiva em suas vidas, conquistando suas metas e missões.
Coaching é sobre como sair de um ponto – estado atual – e chegar a outro ponto – estado desejado.
Os elementos chave do processo de Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados.
O Coaching ajuda pessoas em todos os níveis, para que se tornem quem querem ser e sejam o melhor que podem ser. Na essência, Coaching é apoiar uma pessoa, grupo ou empresa a mudar de maneira positiva, a ir na direção daquilo que está buscando mudar, motivando para que se torne quem quer ser e seja o melhor que pode ser.
Na prática, o coach ajuda o seu coachee a aprender, a descobrir as áreas de maior potencial de desenvolvimento, a desenvolver a sua inteligência emocional, a fazer opções, a definir os seus próprios objetivos, a analisar os seus próprios erros, bem como as suas causas e as formas de os corrigir. Faculta-lhe informações e pistas que lhe permitam tomar opções e efetuar decisões: sucintamente, o coach coloca-se ao serviço do seu coachee e não o controla.
Uma oportunidade de crescimento e expansão de habilidades, talentos e competência da pessoa que se dispões a viver o processo.
As pessoas que têm seus objetivos bem definidos são as pessoas que têm sucesso naquilo que fazem.
O Coaching ajuda a pessoa a identificar seus valores essências e a expressá-los como estilo de vida. Revela e incorpora os valores mais profundos da pessoas em sua vida.
O coach (profissional) ajuda no planejamento e acompanha as ações e mudanças, fazendo o coachee (cliente) rever os caminhos de sua vida e mostra novos caminhos que a conduzirão a felicidade.
Ajuda a pessoa a rever e avaliar a sua vida, e ter domínio sobre suas escolhas.
Através de definições de tarefas, o coach motiva o coachee a cumprí-las, detalhando seus objetivos num plano estimulante.
Neste processo, o coach conduz o cliente a realizar suas metas, com técnicas simples e eficazes.
Toda pessoa que busca o Coaching está em um dos dois momentos abaixo:
1- “Momento Capítulo de vida” – que tem duas fases:
Fase I – quando o coachee está numa etapa de concretização de metas, em período de sucesso e estabilidade. Ele se sente confiante, eufórico, agenda cheia e sentimento de realização. Tem uma performance positiva.
Neste caso, o coach apóia na criação do plano de ação, foco e dá motivação para que ele atinja seus objetivos, através de gerenciamento do tempo, foco no plano, tomada de decisões, gerencia stress, estimula o cuidado de si mesmo e da família, cria-se tempo para recuperar qualidade de vida.
Fase II – Existem metas, mas não estimulam o coachee a ir em frente. Ele se sente preso, em dor, incapaz, com raiva, restrito e limitado. Tem uma performance negativa.
Neste caso, o coach ajuda a criar o plano de saída. Ajuda a retomar atividades, classificar valores e estabelecer missão e visão. Existem possibilidades de mudança de emprego, carreira e outros.
2- “Momento Transição de vida” – também tem duas fases:
Fase I – momento de reflexão, quietude ou perturbação. quando o coachee deseja novas direções. Após ter passado por um período estagnado, ele se prepara para um possível desenvolvimento. Geralmente, o cliente se sente triste, decepcionado, solitário. Tem uma performance negativa.
Neste caso, o coach auxilia o coachee a estabelecer metas e alinhar os valores com elas, identificar as qualidades e talentos, estimular autoconfiança, criar em conjunto com o cliente a visão de futuro. Existe possibilidade de entrar ou sair de um relacionamento, viagens, exploração interna, espiritual.
Fase II – O cliente está pronto para avançar no seu processo de crescimento e sente-se criativo, entusiasmado, confiante e com energia. Tem uma performance positiva.
Nesta fase, o coach foca em modelos positivos, estimula no coachee a ação e foco.
Pode acontecer busca por carreira, outro trabalho, novo diploma/conhecimento e cursos, exploração de opções.
Qualquer pessoa pode beneficiar-se com os serviços do coaching, não importando quem seja a pessoa ou suas condições, basta desejar viver uma mudança em sua vida.
O Coaching faz com que cada dia seja uma ocasião especial! Cada dia, o melhor dia de vida!
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