Hoje vou te apresentar aos seus inimigos, os sabotadores que habitam em você. Está preparado?
Para iniciar o segundo semestre do ano com mudanças e novas estratégias, vamos continuar falando sobre a Inteligência Positiva.
Segundo o estudo de Shirzad Chamine, que falei no texto anterior. Se não leu, volte lá para entender melhor este conteúdo: https://viviansalas.com.br/como-sua-mente-pode-ser-sua-amiga/
Para ele, nós temos 10 sabotadores, que habitam no que ele chama de Cérebro Sobrevivente, localizado nas partes mais primitivas do nosso cérebro – o tronco cerebral e o Sistema límbico – no lado esquerdo do cérebro, que é focado na sobrevivência. A marca principal deste cérebro é a reação de LUTAR ou FUGIR.
A boa notícia é que estes sabotadores não são nossa culpa. Eles se desenvolveram em nossa infância para nos ajudar a sobreviver, física e emocionalmente, mas quando chegamos na fase adulta esses Sabotadores não são mais necessários, mas se tornaram habitantes invisíveis da nossa mente. Em geral, nem sabemos que existem, mas, impedem nosso potencial de se tornar realidade.
Breve descrição dos Sabotadores
Aqui está uma breve descrição dos dez Sabotadores, com a intenção de dar a você uma ideia de como cada um funciona:
O Crítico é o principal Sabotador, o que afeta todo mundo. Ele leva você a constantemente encontrar defeitos em si mesmo, nos outros e nas suas condições e circunstâncias. Gera a maior parte da sua ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa. A mentira dele para se justificar é a de que, sem ele, você ou os outros se transformariam em seres preguiçosos e sem ambição que não iriam muito longe. Assim, a voz dele costuma ser confundida com a voz durona da razão em vez de o Sabotador destrutivo que realmente é.
O Crítico se une a, pelo menos, um sabotador cúmplice, que seguem:
O Insistente é a necessidade de perfeição, ordem e organização levada longe demais. Ele deixa você e os outros ao seu redor ansiosos e nervosos. Drena a sua energia ou a dos outros com medidas extras de perfeição que não são necessárias. A mentira dele é que o perfeccionismo é sempre bom e que você não paga um preço muito alto por ele.
O Prestativo obriga você a tentar ganhar aceitação e afeição ao ajudar, agradar, salvar ou elogiar os outros constantemente. O resultado é que ele faz com que você perca de vista suas próprias necessidades e se ressinta dos outros. A mentira dele é que você está agradando os outros porque é uma coisa boa de se fazer, negando que, na verdade, você está tentando ganhar afeição e aceitação indiretamente.
O Hiper-Realizador deixa você dependente de desempenho e realizações constantes para ter respeito e validação próprios. Ele mantém você concentrado principalmente no sucesso exterior em vez de no critério interior para felicidade. Costuma levar a tendências insustentáveis de vício no trabalho e faz com que você perca contato com necessidades emocionais e de relacionamento mais profundas. A mentira dele é que sua aceitação própria deveria depender do desempenho e da valorização externa.
A Vítima quer que você se sinta emotivo e temperamental como forma de ganhar atenção e afeto. Ela resulta em um foco extremo em sentimentos internos, principalmente os dolorosos, e pode muitas vezes resultar em uma tendência a se martirizar. A mentira da Vítima é que assumir a figura de vítima ou mártir é a melhor maneira de atrair cuidado e atenção para si mesmo.
O Hiper-Racional coloca um foco intenso e exclusivo no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos. Ele faz com que você seja impaciente com as emoções das pessoas e as veja como indignas de muito tempo e consideração. Quando você está sob a influência do Hiper-Racional, pode ser visto como frio, distante ou intelectualmente arrogante. A mentira dele é que a mente racional é a forma mais importante e útil de inteligência que você possui.
O Hipervigilante faz você sentir ansiedade intensa e contínua em relação a todos os perigos que cercam você e em relação a tudo o que poderia dar errado. Ele fica constantemente em estado de alerta e nunca pode descansar. A mentira dele é que os perigos ao seu redor são maiores do que realmente são e que a vigilância ininterrupta é a melhor maneira de lidar com eles.
O Inquieto está constantemente em busca de emoções maiores na próxima atividade ou mantendo-se sempre ocupado. Ele não permite que você sinta muita paz e alegria com sua atividade atual. A mentira dele é que, ao se manter tão ocupado, você está vivendo a vida intensamente, mas ele ignora o fato de que a busca por uma vida cheia faz você perder a vida que está acontecendo no momento.
O Controlador funciona movido a uma necessidade ansiosa de estar no comando, controlar situações e dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele. Ele gera alta ansiedade e impaciência quando isso não é possível. Na visão do Controlador, ou você está no controle, ou está fora de controle. A mentira dele é que você precisa do Controlador para extrair os melhores resultados das pessoas ao seu redor.
O Esquivo se concentra no positivo e no prazeroso de uma maneira extrema. Ele evita tarefas difíceis e desagradáveis e conflitos. Ele leva você aos hábitos de procrastinar e fugir de conflitos. Isso resulta em explosões nocivas, em conflitos sufocados que foram deixados de lado, e provoca atrasos na conclusão de coisas. A mentira dele é que você está sendo positivo, e não evitando seus problemas.
Dimensões de nossa personalidade
Cada sabotador está ligado a duas dimensões de nossa personalidade, que influencia:
- nossas motivações – que são a base das nossas necessidades de sobrevivência emocional: Independência, Aceitação e Segurança;
- nossos estilos pessoais – que são a forma como satisfazemos essas necessidades: Afirmar, Conquistar e Evitar.
Nosso foco é mais na manifestação atual dos pensamentos e sentimentos deles em nós e como nos sabotam hoje em dia.
Tenha em mente que toda a sua aflição: ansiedade, decepção, estresse, raiva, vergonha, culpa – todas as coisas desagradáveis que levam ao seu sofrimento – é gerada por seus próprios Sabotadores.
Como me libertar dos Sabotadores
E você deve estar se perguntando agora: O QUE EU FAÇO COM ELES? COMO EU ME LIBERTO DA INFLUÊNCIA DOS SABOTADORES?Por mais incrível que pareça, é muito simples fazer esta mudança em sua vida! Ela requer, apenas, intencionalidade e constância. Vamos lá!?
- DÊ UM NOME: Escolha um nome que represente o Crítico e os seus Sabotadores cúmplices principais.
- OBSERVE: Esteja atento ao que ele diz, perceba as críticas a você aos outros e as circunstâncias.
- ROTULE: Exponha o que ele diz – fale a terceira pessoa, como se outra pessoa tivesse feito a crítica “O fulano disse que não sou capaz” e troque por verdades.
Confesso a você que é um desafio diário, até se tornar um hábito, mas vale a pena. Se você quiser identificar os Sabotadores e o quanto o Crítico interfere em seus relacionamentos, fale com a gente.
Faça o exercício e nos conte o resultado. Ok!?
No próximo conteúdo vamos falar mais sobre o Sábio, que também habita em você, e como fortalecê-lo, para que você use sua inteligência a seu favor, por mais tempo em seu dia a dia.
Obrigada por ficar comigo até aqui. Espero você no próximo conteúdo! Até mais! Abraço.