Blog

Como identificar um líder através do seu papel

[facebook]20150930-dinheirama-liderancaDentro da história mundial é possível identificar que as maiores transformações partiram de um único indivíduo que envolveu multidões e os fez acreditar em suas afirmações, abraçando uma mesma causa. Dentre eles, podemos citar alguns como: Jesus, Júlio Cesar, Nelson Mandela, Mohandas Gandhi, Adolf Hitler, Martin Luther King, Mao Tsé-tung, Margaret Thatcher, Papa João Paulo II, Martinho Lutero, entre tantos outros que se utilizaram de sua fé, suas convicções e seu poder de influência para um objetivo comum capaz de mudar o curso da história da humanidade.
Estas personalidades puderam confirmar a afirmação de Hunter (2006, p. 11) sobre Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. […] Liderar significa conquistar as pessoas, envolve-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo. É preciso fazer com que se empenhem ao máximo na missão, dando tudo pela equipe.
Todos eles têm em comum a competência da Liderança e não dependeram dos motivos, se positivos ou negativos, mas sim da credibilidade e confiança que inspiraram os demais a segui-los.
Diante dos complexos desafios atuais, o modelo de gestão utilizado pelas organizações antigamente, não atende de forma eficiente e competitiva no mercado contemporâneo, provocando uma mudança de filosofias e culturas gerenciais voltada para resultados através de pessoas. Para tanto, o papel do líder é vital para que estas transformações aconteçam.
Para as organizações o líder, em todas as instâncias hierárquicas, exerce o papel principal por ser orientador e influenciador das pessoas para que se comprometam e se envolvam com os objetivos da organização e executem as ações necessárias para o alcance dos mesmos.
Para Knapik (2011, p. 83), liderança é a influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideais, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos.
A partir da liderança podemos vislumbrar o sucesso ou fracasso de uma organização, pois está relacionada com à harmonização de processos como planejar, organizar e controlar, que por sua vez, serão realizados por pessoas. Sem a direção adequada, estímulo e influência aos envolvidos, esses processos ficam prejudicados.
Sem um líder adequado, a organização pode sofrer queda na produção e sérias perdas em várias áreas como financeiras, culturais e até mesmo morais. A realização de tarefas duplicadas, prejuízo em prazos, indiferença, baixa da qualidade, clima no ambiente de trabalho desagradável e ofensivo, podem sinalizar falta de liderança. Portanto, a liderança tem função essencial e estratégica, uma vez que é pelo seu exercício que as pessoas são entusiasmadas e motivadas a atuarem em conjunto na entrega dos objetivos traçados pela organização. Conforme Maxwell (2007, p. 287-290), “sem um líder, a visão se perde; as decisões são adiadas; as pautas se multiplicam; os conflitos aumentam; o moral é baixo, a produção diminui e o sucesso é difícil”.
A liderança deve ser uma fonte inspiradora que reúne as pessoas em prol da meta da organização, estimulando-as a exercerem seus papéis com efeito, acreditando no sucesso potencial do qual fazem parte. Assim, o papel da liderança nas organizações não é conduzir as pessoas a executarem uma determinada função, mas sim cumprirem uma missão.
Percebe-se o quão grande é o poder que um líder exerce na vida de seus liderados e isto traz a ele uma responsabilidade ainda maior em relação a sua atuação cotidiana, pois liderança não diz respeito ao cargo formal propriamente dito e sim às qualidades (habilidades e competências) que o indivíduo possui que são reconhecidas interessantes pelos seus liderados e que os inspiram e os envolvem na busca pelos resultados da organização.
Scatena destaca (2011), que todo o indivíduo nasce com algumas características internas, porém alguns se destacam dos demais indivíduos em função de seu convívio social, seus costumes, religião e princípios. Sendo assim, todo o indivíduo nasce com qualidades de um líder ou pode aprender a ser líder, “se quiser”.
Devemos considerar que, a grande parte dos indivíduos busca desenvolver esta habilidade para melhor se relacionarem com o meio e se sobressaírem em suas vidas pessoal e profissional, pois entende-se que todo o ser humano busca o reconhecimento. Scatena (2011), destaca como características a serem exercitadas para o desenvolvimento de um líder:
Motivação, vontade e energia para realizar coisas, influenciar pessoas, descobrir o que motiva o outro a segui-lo: Justiça para ser imparcial e não privilegiar a si ou a alguém e para enxergar o caminho correto a trilhar; Servidão, pois para liderar alguém, é preciso antes se deixar ser liderado; um verdadeiro líder serve ao liderado a sua habilidade de comando; Humildade para se colocar em seu lugar e no lugar do outro; perceber que não tem mais ou menos valor que o liderado, qualquer que seja a discrepância cultural ou social que exista entre os dois, para entender que, sendo humano, é passível de erro tanto quanto o outro; Capacidade de se comunicar, pois a comunicação é uma via de mão dupla. É preciso saber ouvir e sabe se expressar: ouvir sempre e falar somente quando necessário; Paciência para lidar com situações adversas, não se atropelar em ansiedade em momentos de tensão natural nos relacionamentos com as pessoas; Honestidade para consigo próprio e para com o próximo, Amor incondicional e altruísmo, que é a capacidade sublime de amar ao próximo como seu semelhante e vontade de ajudar sem esperar recompensa.
No conjunto destas características devemos considerar ainda, o propósito individual do líder para que sua motivação vá ao encontro daquela que motiva sua equipe e também por trazer a sensação de segurança, pois demonstra sensibilidade e respeito pelos membros da equipe.
Além disso, um líder precisa ser gentil, respeitador, perdoador, comprometido, responsável, disciplinado, bastante determinado e flexível. Características estas que o conduzirão à sua capacidade de liderar, que está em seu interior e precisa ser externada, tornando-o líder por excelência.
O líder é aquele que inspira os outros através do exemplo, de seus propósitos e de suas características pessoais, habilidades e competências natas e que, se desenvolvidas adequadamente, o farão um líder eficaz, capaz de gerar transformações positivas no meio em que está inserido e resultados significativos à organização e à vida de seus liderados.

Escrito por Telma Nanci Morales Silva
Life & Leader Coach
Coach Parceira VS[/facebook]

Categorias
Rolar para cima