Olá Pessoal!!!!
Uma questão importantíssima é a comunicação! Certamente, em todas as empresas que trabalhei ou que foram meus clientes, haviam problemas na forma de se comunicar. Ora pelo gestor, ora pelo funcionário. Ou seja, a comunicação é o epicentro do maior índice de conflito numa organização.
Acredito que você também ja tenha passado por isso, né?!
Então vamos identificar alguns pontos importantes sobre a comunicação:
Quem é o responsável pela comunicação?
A pessoa que está comunicando, é a resposta! Um dos pressupostos básicos da PNL – Programação Neurolinguística diz: “O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.” Sendo assim, se temos um resultado diferente do que queremos, é porque não estamos nos comunicando da maneira correta. Portanto, cabe a nós, reestruturarmos nosso pensamento para reformular nossa comunicação. De certo, a pessoa que recebe nossa mensagem faz uma análise a partir dos conhecimentos que ela tem, e não do nosso. Precisamos entender qual é o contexto em que ela está inserida a fim de escolher a melhor forma de expressar o que queremos. Isso requer muita atenção ao outro para conseguirmos passar uma mensagem clara e entendível.
Uma estratégia para conferir o que a pessoa entendeu, é perguntar se ela entendeu e posteriormente, pedir que ela nos diga o que ela realmente entendeu. Atenção: De forma alguma devemos pedir para ela repetir com as mesmas palavras o que escutou! Isso é constrangedor, além de ser falta de educação!
Na hora de se comunicar no ambiente profissional, evite palavras com duplo sentido, piadas, críticas, ironias e abreviações.
Essa dicas servem não só para forma oral, mas também para a forma escrita.
Canais de comunicação:
De fato, uma excelente estratégia de comunicação é a identificação do nosso sistema representacional. Existem 3 canais: Auditivo, visual e cinestésico. Cada um de nós possui a preferência e a facilidade de assimilação das informações voltadas para um canal. Lembrando que temos os três e utilizamos todos. Contudo, temos um que é mais familiar. Quando conhecemos os canais e aprendemos e identificar qual canal cada pessoa possui, fica mais fácil sermos assertivos na nossa comunicação.
Por exemplo: Se você for falar com alguém auditivo, você precisa ser detalhista, com uma fala estruturada e com argumentos racionais. Se você for falar com alguém visual, você precisa usar artifícios da escrita, slides e gráficos bem organizados só para ilustrar. Se você for falar com alguém cinestésico, você precisa preparar um ambiente confortável e calmo que ele possa sentir o que você quer explicar.
Quer saber mais sobre os canais de comunicação?
Fiquem tranquilos que falaremos sobre cada um deles mais detalhadamente nas próximas semanas.
Agora vamos fazer um teste?
Lembram da brincadeira do telefone sem fio? Então, chame todos da casa para participar!
Te convido a fazer em duas etapas: Primeiramente, monte uma frase pedindo algo de forma complicada e perceba a reação de cada um quando escuta e quando passa para o outro participante até chegar ao final. Em seguida, faça o mesmo pedido de forma simples e observe novamente cada um. Você verá a diferença nas atitudes e na fala do último porta-voz.
Ao final do exercício faça uma análise da sua comunicação e me conte como foi!
Muito obrigada pela sua atenção!
E para semana que vem, vamos começar com auditivo!
Até lá!
Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!