Sabe quando você tem aquele projeto (pessoal ou profissional) para fazer em 15 dias, aparecem vários afazeres e você não consegue um tempo sequer pra pensar sobre ou vem sempre aquela frase na cabeça: “Deixa pra amanhã, ainda tenho tempo”. Esse comportamento de adiar é a famosa procrastinação.
Assim passam os dias e você acaba criando o projeto inteiro em 48h ou menos. Às vezes até perdendo o prazo.
Procrastinar consiste no ato de deixar para depois. Delongar-se para encarar uma situação. Negligenciar atividades. E o resultado disso é incômodo e frustrante. Ocasiona estresse, ansiedade e crises de confiança.
Já que não gostamos de estar nessa posição, por que procrastinamos?
Procrastinar se parece mais confortável que começar a fazer.
O principal motivo para procrastinação é não enxergar naquela atividade uma recompensa imediata. Ou simplesmente não gostar de fazer aquilo e por isso adia-se o suposto sofrimento.
Buscar entender o motivo, pode ajudar você a trabalhar melhor essa dificuldade.
O medo de falhar, falta de motivação, excesso de confiança, o desconhecido, preguiça, quantidade de coisas acumuladas e o perfeccionismo são as principais razões que barram o nosso progresso ao desenvolvermos nossas atividades.
Nesse momento a ansiedade entra em cena. Essa antecipação em pensamento atormenta e desorganiza ainda mais o raciocínio.
E como sair dessa zona de conforto?
Antes de mais nada, identifique os seus sabotadores: administração do tempo, preguiça, falta de organização, distração com celulares em momentos inaproriados e por aí vai…
A gestão de tempo pode ser uma ferramenta poderosa no desafio de vencer a tendência de adiar.
Sair da zona de conforto para atingir seus objetivos pode ser desafiante e até mesmo um pouco intimidador. Uma das soluções para este problema está no planejamento.
Organizar-se para que tudo que precisa ser feito, seja feito, é primordial para que exista produtividade.
Aqui vão 5 dicas para que você consiga vencer a procrastinação:
➡ Saiba e Visualize o que você precisa fazer: Liste suas tarefas para não se perder entre elas. Organize por prioridades. Foque no essencial e caso todas tenham mais ou menos o mesmo grau de importância, faça a que menos gosta primeiro.
➡ Entenda seus afazeres: Quando já souber tudo que precisa fazer, foque em uma tarefa por vez. E antes de começar a executá-la, fragmente-a para facilitar o entendimento do processo como um todo. Compreendendo isso, você saberá exatamente por onde começar e vai conseguir visualizar um final.
➡ Crie Prazos e Recompensas: Ao organizar as listas por prioridades, alguns prazos estarão implícitos entre elas. Para que você consiga fazer qualquer coisa, é necessário que haja comprometimento da sua parte. Uma das formas de expor isso conscientemente, é criando prazos. Trace pequenas metas e sempre que cumpri-las crie recompensas para cada uma. Comemore essas pequenas vitórias.
➡ A Distração é inimiga da Concentração: Antes de começar qualquer tarefa, prepare você mesmo e o ambiente. Não se interrompa e não se deixe ser interrompido. Fique longe das redes sociais ou de qualquer atividade que te desconcentre. Respire e foque no que você está fazendo.
➡ Comece agora: Começar é o primeiro passo. Longas mudanças são resultados de pequenos ajustes. Invista diariamente na sua capacidade, por que só assim o incentivo é dado e a pessoa ativa escondida por trás da procrastinação aparece no espelho.
Acima de tudo, conheça seus limites e respeite-os. O autoconhecimento é um ponto-chave no processo que envolve você e seus afazeres. Aprender a dizer “não” também ajuda você a fugir da sobrecarga e do sentimento de indisposição.
Procrastinar nada mais é do que um comportamento. E um comportamento pode ser substituído por outro. Lembre-se do que te motiva e associe isso a uma ação.
E ai? Agora que você já sabe de tudo isso, qual projeto você vai começar a fazer agora?
Beijo no coração!