Atualmente muito tem se falado sobre o termo “assertividade”. Mas afinal, o que significa efetivamente “ser assertivo”? A palavra em si deriva de “asserto” que significa confirmação, proposição decisiva. Uma pessoa assertiva é aquela que têm ideias e opiniões bem definidas. Indo além disso, ela consegue expressar sua opinião de forma coordenada e clara. Considerando equilibradamente seus direitos e os dos outros.
Comunicação Assertiva
A assertividade aplicada, tem papel fundamental dentro do processo de comunicação. O sucesso de uma atividade comunicativa se dá pela a total compreensão do sentido proposto pela mensagem. O emissor tem extrema importância nesse contexto. Equilíbrio, clareza e positividade são os principais pontos a serem trabalhados para quem busca ser assertivo.
Características de uma comunicação mais assertiva
A comunicação assertiva é caracterizada pela fluidez das ideias, a ausência de ruídos na mensagem e conflitos interpessoais, além de uma recepção e emissão de ideias positiva. Dentro dessas qualidades é importante ressaltar que a comunicação assertiva vai além da fala estritamente.
Todo o processo comunicativo engloba o todo. O contexto, a fala, respiração, tom de voz, olhar, gestos, postura, emoção fazem parte da parte do conjunto de quem nós mostramos ser que nem sempre é notado conscientemente. Uma pessoa assertiva domina isso. Sabe a intensidade e o momento em que algo deve ser dito ou deve deixar de ser compartilhado.
Esse tipo de comunicação não-verbal corresponde 53% do efeito que a mensagem acarreta no público a quem se dirige. Na realidade, a comunicação verbal representa apenas 7% desse efeito. Ou seja, trabalhar tom de voz, timbre, respiração, emoção é o ideal para que a comunicação seja eficaz. Em apenas meio segundo observando alguém já formamos nossa primeira impressão sobre a ela.
Será que sou uma pessoa assertiva?
Existem diversos comportamentos que se contrapõem até chegarmos a assertividade. Entre eles, está a agressividade e a passividade. Entendendo que todos temos direitos e interesses, e que numa relação interpessoal, além de você, há outro ser, é necessário equilibrar as decisões e atitudes para que todos os envolvidos estejam bem.
Agressividade
Ao colocar em seus posicionamentos, apenas seus próprios interesses, ignorando a existência do outro com quem se comunica, você automaticamente está agindo pela comunicação agressiva. Pensar só em si mesmo é uma forma negativa de se relacionar e prejudica todos os incluídos.
Os conflitos gerados pelo excesso de “eu” podem ser irreversíveis, tanto às pessoas, quanto aos projetos. Quem segue essa tendência geralmente tem opiniões fortes, falam o que querem e quando querem sem a menor preocupação com o que vão pensar ou sentir.
Passividade
Já as pessoas passivas são aquelas que não tem opiniões bem definidas e não expressam reações em situações desconfortáveis. Esse tipo de comportamento é negativo da mesma forma.
Nesse ponto, leva-se em consideração mais o interesse do outro, do que o seu mesmo. Há dificuldades em dizer não e comunicar algum tipo de incômodo. Devido a isso, acabam fazendo o que não querem até que certo dia expressam reações inesperadas e algumas vezes até exageradas.
Passivo-Agressivo
A passiva-agressividade é caracterizada por evitar o desgaste. As pessoas que apresentam esse comportamento podem até possuir personalidade bem definida, mas preferem se abster do trabalho de equilibrar as coisas. Variam de acordo com a situação. Às vezes tendem a agressividade e às vezes tendem a passividade. Ficam em cima do muro e quando se comunicam, não se comunicam de forma clara.
Como ser mais assertivo?
O segredo para a assertividade está no autoconhecimento e na empatia. Conhecer sua própria pele, é tão importante quanto se colocar na pele do outro. Para conseguir equilibrar direitos e interesses numa relação, é necessário que você saiba os limites de cada um. Comunicar-se de forma clara e positiva requer que você desenvolva cada vez mais capacidades humanas. A escuta, os sentimentos, as experiências, o interesse pelo outro e por si, são pequenos hábitos a serem cultivados diariamente. Olhe com afeto para a vida e será muito mais fácil enxergar humanidade nas pessoas!
Beijo na alma!