Existem muitas maneiras de explicar o que é o processo de Coaching. Dentre muitas, existem algumas que são mais completas e expressam muito bem o conceito e forma do processo, como um todo. Veja:
- Hamlin et al. (2009) define coaching como: “É uma ajuda e um processo de facilitação que capacita indivíduos, grupos e organizações a adquirir novas habilidades, melhorar habilidades existentes, competências e performance, aumentar a efetividade ou desenvolvimento pessoal ou crescimento pessoal”.
- “Coaching é a parceria entre coach (profissional) e coachee (cliente) onde acontece um processo estimulante e criativo e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.
- “Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”
- “Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”
- Timothy Gallwey ensina que “Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajuda-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.”
- John Withmore fala que “O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar.”
- José Roberto Marques, presidente do IBC, diz que “Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e coachee (cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades.