Blog

Empregabilidade ou Trabalhabilidade?

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre empregabilidade, não é!?
Empregabilidade é um termo usado para medir a nossa capacidade de possuir um currículo atrativo e competitivo no mercado de trabalho para conseguir um emprego e manter-se empregado. 

O seu grau de empregabilidade é analisado pela pessoa que te entrevistou na hora da contratação ou da promoção, ela compara seus conhecimentos com os outros candidatos em relação ao tempo de experiência, grau de especialização, flexibilidade e adaptabilidade aos diferentes e novos processos, quantidade de idiomas falados, proatividade, cargos alcançados, tempo nas empresas, liderança, relacionamentos interpessoais, entre outros. 

Por isso é muito importante ficar “antenado” nas mudanças que ocorrem no mercado de trabalho.
O que você tem feito para se atualizar?

Pilares da empregabilidade:

Existem 6 pilares desenvolvidos pelo educador e empresário José Augusto Minarelli que ajudam na estratégia de elevar o índice de empregabilidade: 

  1. Adequação vocacional: Você se candidatar para vaga da aérea que você gosta, que possui prazer e facilidade aumenta significativamente a possibilidade de gerar excelentes resultados para a empresa e consequentemente a sua chance de contratação.
  2. Competência profissional: Acompanhar as tendências e inovações do mercado fazendo cursos de atualização faz com que você adquira novas habilidades e tenha um diferencial na hora do desempate com outro candidato.
  3. Idoneidade: Agir conforme seus princípios e valores respeitando o próximo sem humilhar e “puxar o tapete”de ninguém é de extrema importância, você já ouviu falar que as pessoas são contratadas pela experiência técnica e demitidas pela incapacidade comportamental? Então, isso é real e está aumentando cada vez mais!
  4. Saúde física e mental: Fazer a gestão do tempo conseguindo equilibrar sua vida pessoal e profissional desestressa e aumenta a criatividade e a qualidade de vida.
  5. Reserva financeira: Economizar e investir para garantir o sustento em momentos difíceis sem perder a estabilidade emocional. 
  6. Relacionamento: Criar networking e aumentar a qualidade do seu relacionamentos interpessoal e intrapessoal.

Trabalhabilidade

E trabalhabilidade, você já ouviu falar?
Trabalhabilidade é algo que vai além da empregabilidade, ou seja, uma forma de você conseguir gerar mais renda e contribuir com o crescimento mundial ultrapassando os limites dos empregos formais.

O conceito de trabalhabilidade está diretamente atrelado ao dinamismo da nova geração que não fica por muito tempo na mesma empresa e que busca outras formas de atuação para satisfazer seus desejos e realizar seus sonho, alinhando o trabalho com sua missão e propósito de vida.

A agilidade e maleabilidade nas relações e nos processos são características de um novo modelo de vínculo entre quem precisa de algo e de quem tem esse algo para oferecer, independente de quem seja e da localidade que esteja. Nessa estrutura de trabalhabilidade, você identifica novas demandas e cria soluções com ou sem carteira assinada, sendo ou não empresário, através de contratos e acordos no modelo ganha-ganha. 

Qual vínculo você prefere?
Você precisa de algo ou tem algo a oferecer?

Trabalhabilidade é mais fácil do que Empregabilidade?

Se engana quem acha que o modelo de trabalhabilidade é mais fácil do que o de empregabilidade, segunda a socióloga Rosa Krausz, em seu livro “Trabalhabilidade” é  preciso adquirir e desenvolver competências que apresentam um real valor no momento, aprofundar o autoconhecimento, aperfeiçoar a capacidade de atuar em parceria, de assumir posições de liderança, de maximizar o aproveitamento do potencial dos indivíduos e dos grupos, de trabalhar sob pressão ou em situações de ambiguidade, contudo, sem perder de vista os resultados a serem alcançados.

O mundo empresarial está com a sua estrutura cada vez mais aberta possibilitando a multicarreira, que falaremos em outro momento, onde as pessoas estão aprendendo, desaprendendo e reaprendendo sobre tudo, cursando novas faculdades e iniciando uma nova profissão inclusive após a aposentadoria.

Em qual momento você se encontra, empregabilidade ou trabalhabilidade? Então, você pode começar a aproveitar a trabalhabilidade para aprender a aprender, gerar mais renda e obter sucesso com o que você mais gosta de fazer! 

Bora agir!
Bora Viver!

Obrigada por sua atenção e fique ligado que na semana que vem falaremos sobre a mudança no conceito de carreira!
Excelente semana pra vocês!
Lembrem-se: O autoconhecimento é a chave do sucesso!

Categorias
Rolar para cima