Olá pessoal!
Tudo bem por aí?
Nesse mês de dezembro, nós vamos abordar alguns assuntos sobre felicidade e trabalho. Falaremos sobre o que é felicidade, se é ou não possível ser feliz no trabalho, o que faz o trabalho ser feliz, como implementar a felicidade no trabalho, etc. Hoje vamos falar um pouquinho sobre felicidade no trabalho.
Vamos lá!?
Felicidade:
Primeiramente eu quero falar sobre a felicidade! O que é felicidade? Quem sabe? No meu entender, a felicidade é algo muito subjetiva. Da mesma forma que o sucesso. Eu tenho o meu conceito de sucesso e de felicidade, que é diferente do seu e que é diferente da outra pessoa.
Muitos filósofos já escreveram e falaram sobre felicidade. De modo resumido e simplório, de acordo com Sócrates, a felicidade é o bem da alma através de uma vida virtuosa e justa. Para Aristóteles é uma vida com saúde, liberdade e dinheiro. Para Buda, a felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim. Para Freud, é o prazer intenso e a ausência de sofrimento. Para Cortella, é um momento de vibração tão intensa da vida que você se coloca numa compreensão que naquele momento já poderia morrer. Se pararmos para estudar, aprofundar e compreender esses pensamentos sobre a felicidade para essas e outras personalidades, certamente, nunca mais vamos parar de falar. Rsrsrs É um assunto inesgotável.
INfelicidade no trabalho:
Ué Tayla, você não ia escrever sobre FELICIDADE no Trabalho? Pp escreveu INFELICIDADE? Calma, eu explico… rsrs.
Em primeiro lugar, se pesquisarmos sobre a história do trabalho, veremos que o trabalho sempre foi algo muito sofrido e obrigatório. Dependíamos do trabalho árduo e desagradável para sobreviver. Em segundo lugar, existem muito, mais muito, muito mais pessoas infelizes do que felizes no trabalho. E em terceiro lugar, não conseguiremos acabar com as doenças laborais no mundo de uma hora para outra. Decerto, a infelicidade no trabalho é responsável por várias doenças físicas e muito mais pelos transtornos psíquicos como por exemplo: a ansiedade, a depressão e o burnout.
Segundo os dados do Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), feito a partir da Relação Anual de Informações do Trabalho do Ministério do Trabalho, os afastamentos do trabalho aumentaram 25% em dez anos e a depressão é a terceira maior causa desses afastamentos.
Sendo assim, ainda temos muito trabalho a ser feito em relação ao aumento da felicidade no trabalho.
Alguns motivos de infelicidade no trabalho:
Existem inúmeras causas de infelicidade no trabalho, vou listar aqui, as quatro que mais vejo nos meus atendimentos:
- Não ter um bom relacionamento interpessoal na empresa com líderes e colegas;
- Não gostar do que faz;
- Não enxergar propósito e valor no que faz;
- Não ter condições adequadas de trabalho (ferramentas e ambientes).
Isso tudo e mais algumas coisas como as expectativas negativas do futuro, a falta de energia e engajamento, a impulsividade e o perfeccionismo, desencadeiam a procrastinação. A procrastinação é nada mais do que deixarmos para depois de amanhã algo que deveríamos ter feito anteontem. Podemos falar mais sobre isso em outras conversas.
Felicidade no trabalho:
ATENÇÃO! Eu tenho uma ótima notícia para dar para vocês! SIM! É possível ser feliz no trabalho!
Existem várias estratégias para conseguirmos ser felizes no trabalho. Não só para os funcionários, mas também para os empresários. Vários programas de QVT (Qualidade de vida no trabalho) podem ser implantados para aumentar o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, reduzir o turnover e elevar a produtividade.
E pra você, o que é felicidade? O que te causa infelicidade no seu trabalho?
Obrigada pela sua atenção até aqui!
Na semana que vem falaremos sobre como ser mais feliz no trabalho e o que podemos fazer para trabalharmos mais felizes! Espero você!
Tenha uma excelente semana!
Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!