[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”0|0px|54px|0px”][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Ter filhos adolescentes, não é fácil. Por ser uma fase de transição da infância pra vida adulta, são muitos hormônios envolvidos e que se manifestam nas atitudes deles. Nesse momento, os adolescentes se sentem perdidos e querem se descobrir, entender tudo o que está acontecendo com eles. Nisso, começam as questões como, início da vida sexual, descobrimento das drogas, busca pela identidade, queda do rendimento escolar e até bullying.
O papel dos pais nessa fase é que se mantenham maduros e calmos para guiar e ajudar o filho. Sendo sempre um conselheiro e prestando atenção para que nada de grave venha a acontecer. Aqui listamos para você como lidar com filhos adolescentes para que ambos passem por esse momento juntos:
- Ele cresceu
- Conversar
- Nem 8, nem 80
- Não compense com coisas materiais
- Converse sobre assuntos difíceis
- Evite confrontos
- Tenha uma boa relação com seu filho
Ele cresceu
Primeiramente, você deve entender que o seu filho cresceu. Ele não é mais aquela criança que vinha correndo pros seus braços quando chorava. O adolescente quando tratado como criança se irrita e assim se fecha para você. Entender isso é muito importante. Assim como apelidos utilizados na infância, muitas vezes podem o desagradar.
Conversar
Um dos pontos cruciais é conversar com os filhos adolescentes. Converse com eles, pergunte sobre o seu dia, se interesse em saber como ele está e esteja atento a cada palavra. Conversar é muito importante nessa fase, mostra que você está interessado na vida dele e que se importa. Além da conexão que vocês irão ter, você ficará sabendo de tudo o que está acontecendo. Caso contrário, criará um adolescente retraído e quieto.
Dica: nunca force uma conversa, isso pode piorar a situação. Comece com calma e diálogos curtos até ele se sentir confortável.
Nem 8, nem 80
Adolescentes precisam também de seu espaço, ou seja, procuram a liberdade para eles. Proibir tudo pode ser uma péssima escolha, vão se irritar com você, discutir e não ter contato com o mundo exterior, não faz bem para a formação de um indivíduo. E liberar tudo, não é uma boa escolha também. Eles estão em formação ainda e podem não saber como cuidar de si mesmos em determinadas situações.
Sendo assim, os dois lados precisam entrar em um consenso. Como dito anteriormente, o diálogo é a melhor forma de se comunicarem e entrarem num acordo. Exponha a sua opinião sobre o assunto e escute a dele também. Se mostre como um pai que se preocupa e não um que queira podar.
Não compense com coisas materiais
Muito comum também nessa fase, os adolescentes quando recebem um “não”, costumam comprar coisas materiais para seu agrado. Seja roupa nova, jogo ou comida. Isso incentiva o consumismo e os pais têm que ir controlando e mostrando que na vida irão existir muitos “nãos”.
Outra forma de incentivar o consumismo é quando os pais não têm tempo e compram presentes para seus filhos, como forma de compensar a ausência. O adolescente interpreta isso de forma errada, dando mais valor ao material do que a família. Filhos adolescentes (e não só adolescentes) precisam de sua atenção e não de objetos.
Converse sobre assuntos difíceis
Assuntos como drogas, sexo e outros surgem nessa fase e o adolescente vai querer entender. Você prefere que ele aprenda com você ou fora de casa? Dialogar com ele, explicar e ter essa conversa mais aberta vai fazer com que ele tenha uma visão mais amigável de você.
Além disso, você consegue preparar ele para esses assuntos quando ou se aparecerem. Mas não critique as ideias dele bruscamente, isso fará com que ele não te escute e te enfrente.
Evite confrontos
Caso vocês entrem em alguma discussão, lembre-se que você é adulto. Mantenha a calma e seja maduro, se ele começar a gritar com você, não aumente o tom e fale firme. Ele vai perceber que gritar não resolve nada e vai mudar de atitude.
Tenha uma boa relação com seu filho
A relação de vocês deve ser baseada na confiança e respeito. Quando ele te contar algo e pedir para guardar segredo, guarde com sua vida aquilo. Pode não ser importante para você, mas para ele significa que ele confia em você. Vocês estarão criando laços de confiança.
Nunca queira agir como quem manda em tudo, ele é seu filho e não seu empregado. Mostre que você também tem fraquezas, sonhos e insegurança, mostre-se humano. Ele verá que vocês são iguais e criarão uma relação mais tranquila.
Como é o seu relacionamento com seu filho? Compartilhe com a gente logo abaixo
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]