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Qual a importância de ter uma boa comunicação na sua vida?

Ter uma boa comunicação pode mudar completamente sua forma de interagir com as pessoas. Aumentando seus resultados no trabalho e até mesmo vida pessoal.

 

 

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa comunicação não significa ter um vocabulário vasto. Significa saber se comunicar para que você seja compreendido de forma eficaz e clara. E as pessoas que investem seu tempo para se dedicar a comunicação, tendem a construir níveis de confiança muito mais elevados.

 

Já uma má comunicação gera dúvidas, questionamentos e conflitos. Mas, qual a importância da boa comunicação e quais os efeitos positivos ela pode ter sobre alguém? E é isso que iremos te explicar:

 

 

  • Qual a definição de comunicação?
  • Por que ocorre a má comunicação?
  • Benefícios da boa comunicação
  • Como melhorar a comunicação?
    • 1. Trabalhe sua insegurança
    • 2. Ouça e mostre empatia
    • 3. Conheça seu público
    • 4. Perguntar ao invés de supor
  • Conclusão

 

 

 

Qual a definição de comunicação?

 

A comunicação tem como sua definição a troca de informações entre dois ou mais interlocutores (indivíduos) por meio de signos (letras, palavras, etc…).

 

Por exemplo:

Duas pessoas conversam sobre o tempo chuvoso:

Locutor 1 – Há quanto tempo está chovendo assim?

Locutor 2 – Ah, acredito que há umas 2 horas

 

Isso é um exemplo de comunicação simples, houve uma troca de informações entre os locutores, o que criou uma conversa.

Aqui vamos falar sobre ser compreendido durante essa troca. E como sua informação é interpretada pelo outro, sendo uma interpretação boa ou não.

 

 

 

Por que ocorre a má comunicação?

 

Existem diversos motivos pelos quais ocorrem a má comunicação. Pode ser causado por fatores externos como um barulho muito alto durante uma conversa, palavras que são iguais mas possuem significados diferentes, dentre outros.

Mas, o principal é a diferença que cada pessoa tem. Cada um possui a sua singularidade, com costumes, visões e opiniões diferentes. E isso influencia e muito numa comunicação.

 

 

A grande parte de uma má comunicação e o acontecimento de discussões é por pessoas que pensam estar falando sobre o mesmo assunto, mas possuem concepções diferentes.

O assunto pode ser o mesmo, mas o significado pode ser divergente para ambos. Por isso, saber se comunicar é tão importante.

 

 

 

Benefícios da boa comunicação

 

Uma comunicação coerente traz diversos pontos positivos para quem a pratica. Uma boa comunicação consegue alinhar as informações de diferentes tipos de grupo, transformando em mensagens mais claras. Alguns benefícios são:

 

  • Engajamento maior entre os indivíduos
  • Aumento da produtividade (pois você se torna mais informado)
  • Organização
  • Menos desentendimentos ou brigas
  • Respeito maior às opiniões
  • Estímulo à melhorias contínuas

 

Os pontos positivos são incontáveis e uma boa comunicação só tende a melhor a relação dos indivíduos sendo profissional ou pessoal.

 

 

 

Como melhorar a comunicação?

 

Você agora deve estar se perguntando o que pode fazer para ser melhor compreendido dentre seus colegas de trabalho e familiares. Então vamos te dar algumas dicas para que possa usar no seu dia a dia:

 

 

1. Trabalhe sua insegurança

 

Um dos pontos principais para alcançar a boa comunicação é trabalhar a insegurança. Quantas vezes durante uma conversa você se sentiu inseguro para passar uma informação e falou errado? Isso pode afetar muito a forma como sua mensagem é interpretada.

Para evitar tais fatalidades o recomendado é primeiramente saber o que está falando, não apenas soltar palavras ao vento. E durante ambientes de pressão como reuniões e apresentações, manter a calma e falar com tranquilidade.

 

 

2. Ouça e mostre empatia

 

A comunicação é uma via de mão-dupla, se você precisa ser escutado, você também precisa escutar. Nenhuma pessoa vai querer continuar uma conversa se você não ouvir ou encorajar o diálogo.

 

 

Além de que, não escutar, se transforma numa conversa não finalizada, com informações sem conclusão e deixando ambos perdidos. Ouvir o próximo e demonstrar respeito só aumenta a empatia e torna a comunicação muito mais clara e fluida.

 

 

3. Conheça seu público

 

Muito importante para conseguir uma boa comunicação é conhecer com quem se está falando. Ambientes diferentes, exigem uma comunicação diferente. Imagine-se em uma reunião de negócios, sua forma de falar não deve ser a mesma com a qual fala com seus amigos, por exemplo.

Esses diferentes meios de se expressar podem (e devem) ser usados de acordo com seu público. Assim, qualquer desentendimento pode ser evitado e a comunicação se torna melhor.

 

 

4. Perguntar ao invés de supor

 

Como foi dito anteriormente, é necessário que ambos os lados sejam escutados. Mas, e se você escutou algo e não entendeu? Ao invés de supor o que a pessoa falou ou não, pergunte a ela.

Essa é a melhor forma de realmente entender o que o outro quis dizer. Isso evita diversos conflitos por apenas perguntar ao que a pessoa se referia com sua ideia ou pensamento.

 

 

 

Conclusão

 

A chave para uma boa comunicação não está nas palavras que estão sendo ditas, mas sim como elas são usadas. Uma palavra mal interpretada pode ser um desastre. Então se atentar ao que se diz e ter calma na hora de falar é essencial para um entendimento perfeito de ambos.

 

 

E como anda a sua comunicação? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

 

Um abraço na alma!

 

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