Esta matéria é destinada a pessoa que quer definir sua identidade e perfil de liderança e que está aberta a extrair tudo o que for possível para fazer a diferença através da sua história no mundo, em seu trabalho, em sua igreja e em sua família!
Seja qual for sua carreira, para você desenvolvê-la com excelência, dependerá muito do padrão de liderança que você exerce.
Dinamicamente, a vida à toda tempo pede mudanças, melhorarias em algo. Porém, infelizmente, crê-se que as mudanças precisam acontecer no outro, nos gestores e chefes, no cônjugue, nos filhos e familiares, nos produtos que compramos e serviços que contratamos!
Pensar assim, fatalmente, fará com que a gestão de sua vida e carreira fracasse!
Afinal, a mudança precisa acontecer em uma única pessoa: em você mesmo!
O mundo nos serve como nosso espelho. Aquilo que criticamos e julgamos no outro é justamente o que recusamos mudar em nós mesmos! Posso falar por conhecimento de causa, em meu trabalho 90% dos clientes que buscam tratamento, se queixam dos outros por não se conhecerem o suficiente para assumir suas próprias necessidades de mudanças na vida pessoal e profissional.
Em geral, as pessoas simplesmente existem! Acordam, trabalham, comem, dormem, vão a igreja, passeiam, viajam, descansam e vivem vidas que são, muitas vezes, reprise de outras pessoas que conheceram, numa repetição de padrão que beira uma psicose.
A maioria das pessoas acha assustador olhar-se no espelho e encarar pontos para mudanças e por conta disso, muitas nem o fazem. Vivem vidas inteiras sem realmente conhecerem quem de fato são e tragicamente, desperdiçam os melhores anos de suas vidas.
Pensando nisso, convido você a entrar no mundo selvagem, para conhecer um animal emblemático que mestre em liderança. O leão é chamado o rei da floresta, embora suas características naturais sejam desfavoráveis para receber esse título. Afinal, ele não é o maior animal, nem o mais forte, nem o mais inteligente, o mais rápido e o mais poderoso e tampouco o mais trabalhador em relação aos outros animais da selva.
Por outro lado, existe um animal que faz jus ao título de rei. Se pensou no elefante, acertou! O elefante é fascinante, pode viver 60 anos ou mais, pesa cerca de 7.5 toneladas, com uma força descomunal e é extremamente inteligente. Curioso é que com toda essa força e poder, o elefante não é o rei da floresta!
Já se questionou por quê o leão é o rei e o elefante, sendo tão poderoso, é o súdito? Pelo simples motivo de como exercem a liderança! Isso, cabalmente, os diferencia um do outro.
O elefante é mais inteligente, mais forte e mais poderoso que o leão e assim mesmo não consegue se opor a ele por muito tempo. Sua percepção é diferente. Quando ele olha para o leão vindo em sua direção, ele se esquece de tudo o que ele é e o que ele tem e, foge! O leão o afugenta com sua presença. Quando o elefante olha para ele, pensa: “lá vem o rei, e se eu não fugir agora mesmo, ele vai me ferir, me matar e me comer!”
Diferentemente, o leão olha em sua volta e sua visão do mundo é totalmente diferente. Ele olha o elefante maior, mais forte e mais pesado do que ele, sabendo que pode matá-lo em uma pisada. E mesmo assim, o leão ataca o elefante!
Ele vê o elefante e pensa: “aquele é o meu almoço!” E seguindo os seus instintos, ele ataca o elefante e o vence!
O que faz do leão o líder, não é seu tamanho, força ou inteligência e sim a sua atitude.
Isso se aplica em sua vida?
O líder não tem uma atitude baseada no que ele olha, mas baseada no que ele pensa, crê e vê interiormente!
O segredo da liderança é a atitude, como a do leão!
A sua atitude sempre será o produto da sua crença, o resultado daquilo que você pensa e acredita ser.
Ë justamente o seu sistema de crenças que gera as suas ações, sejam elas medíocres como do elefante ou ousadas, como as do leão.
Pense nisso: “um exército de ovelhas lideradas por um lobo vence um exército de lobos liderados por uma ovelha”! Um sábio já disse que assim como você pensar em sua mente, assim você é: A liderança de sua vida vai além do que você é para aquilo que você acredita que é!
Creia e aja!
Vivian C. Nuñez Salas
Crédito imagem: Freepik