Quem não quer ser mais produtivo hoje em dia? Com tanta correria, tantas coisas para fazer ao mesmo tempo o bom seria se o dia tivesse 30 horas correto? Errado. Produtividade não significa conseguir fazer tudo ao mesmo tempo e correr como louco para terminar tudo. Ser produtivo é saber administrar o seu tempo e fazer o seu serviço aproveitando a sua energia.
O tempo é a chave para a produtividade. Com ele temos que fazer estratégias para melhor distribuir tarefas sem que o peso do cansaço permaneça todos os dias. O essencial é criar estratégias que te ajudem e fugir das que não possuam nenhum objetivo bom para o seu crescimento, roubando o seu tempo.
Com isso, eu criei algumas dicas para você que quer ser mais produtivo no seu dia a dia, aproveitando ao máximo o seu tempo e deixando as distrações de lado. Encaixe as dicas que mais combinam com você e seu cotidiano e aproveite seu sucesso.
- Faça uma lista de afazeres
- Uma coisa de cada vez
- Sem distrações
- Técnica Pomodoro
- Lista de prioridades
- Beba água
- Alimentação
- Defina sua meta
- Descanso
- Conclusão
Faça uma lista de afazeres
O primeiro passo é fazer uma lista com tudo o que precisa ser feito no dia seguinte. Seja passar no mercado, uma reunião importante no trabalho, pegar os filhos na escola, liste tudo o que você vai fazer, todos os seus passos. Assim você consegue um panorama melhor das suas tarefas e pode dividi-las da maneira que for mais eficaz para você.
Uma dica é deixar as tarefas mais difíceis no topo da sua lista, para que você faça elas primeiro. Conforme vai passando o dia, nossa energia vai esgotando e as tarefas mais complicadas vão sendo deixadas de lado, acumulando cada vez mais. Portanto, deixe essas tarefas para o começo do dia quando ainda há bastante energia.
Uma coisa de cada vez
Mantenha o foco em cada uma das tarefas. Ainda mais se for uma tarefa que exija muita concentração, ela precisa ser realizada apenas ela. Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo pode atrapalhar a sua produtividade. Por mais que todas sejam entregues, elas não irão ser feitas com a mesma eficiência e qualidade. E devido a correria pode acabar surgindo algum erro.
Sem distrações
Distrações no dia a dia estão em todo lugar. Seja na TV, computador, celular, redes sociais, internet, enfim muitas coisas podem nos distrair sem que percebemos. O importante seria se desligar de todos esses obstáculos para se concentrar somente na tarefa. Essas distrações são desperdiçadores de tempo e atrapalham muito na produtividade.
Com o tempo, depois de efetuar esses cortes, vai perceber que naturalmente você consegue fazer os serviços de forma mais rápida e se tornando mais produtivo.
Técnica pomodoro
Essa técnica consiste na seguinte ideia: toda tarefa que for fazer, mergulhe de cabeça nela por trinta minutos. Caso a tarefa seja muito complexa, mergulhe no máximo por uma hora. Depois de terminado esse primeiro pomodoro, tire uns dez minutos para você descansar um pouco e depois volte.
Após 4 pomodoros, o recomendado é uma pausa de trinta minutos para um melhor descanso.
Lista de prioridades
Aqui vamos falar sobre a lista do que você não pode fazer. Se você quer mais tempo com seus filhos, por exemplo, sair com seus amigos três vezes na semana não vai ajudar. O mesmo vale para o trabalho, se quer ser mais produtivo, precisa se focar mais no serviço e saber a hora de sair e a hora de trabalhar.
Faça uma lista de quantas horas precisa trabalhar para alcançar uma boa produtividade e do que pode fazer para descansar também.
Beba água
É sério, beba bastante água. A água ajuda a manter os seus níveis de saúde e energia lá no alto. Sempre que possível deixe uma garrafa perto de você para lembrar de tomar água.
Alimentação
Alimentos muito gordurosos, cheios de carboidratos como macarrão, pizza, batata frita e outros, nos deixam muito mole depois de consumidos. Fora que a sua saúde está em jogo. Então sempre que possível mantenha uma alimentação saudável e aproveite esses intervalos pomodoros para comer uma fruta de vez em quando.
Defina sua meta
Uma meta ou um alvo é essencial para te tornar mais produtivo. Com a meta você tem algo que deseja alcançar, isso se torna um desafio para você e a intenção é conquistá-lo. As metas também podem ser dividas em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você se organiza melhor sem deixar nenhuma passar.
Descanso
Agora, o mais importante depois de tudo: o descanso. Nós não somos nem um pouco produtivos se não descansarmos direito. Então, durma bem, durma o que você precisar para acordar bem no dia seguinte. Evite usar celular ou computador antes de dormir, isso pode atrapalhar no seu sono.
O descanso não só vale para dormir mas, também para esfriar a cabeça. Faça algo que você gosta, algo que te relaxe e te deixe bem. Tomar um banho relaxante, escutar uma música, ler um livro, meditar, seja o que for, faça para você.
E depois de um ano cansativo, também tire férias, ajuda a recuperar a energia tanto mental quanto física.
Conclusão
Para ser mais produtivo o principal é o foco. Fazer tudo com foco te deixa com a produtividade melhor, evitando distrações e melhorando o desempenho. Uma lista de afazeres é sempre muito importante e não fazer tudo de uma só vez, também é. Mergulhe de cabeça na sua tarefa e a execute com eficiência, não esquecendo também do seu descanso para renovar as energias e seguir para mais um dia.
Qual seu método para ser mais produtivo? Divida com a gente logo abaixo