Dando sequencia ao nosso conteúdo, hoje falaremos sobre multicarreira.
Se você acompanhou nossos textos anteriores, identificará a ligação direta da multicarreira com a trabalhabilidade e o novo conceito de carreira e se ainda não leu, sugiro fortemente que você volte lá nos textos do nosso blog para entender o contexto do mundo atual.
Mas afinal, o que é multicarreira? Multicarreira é um termo utilizado para identificar as pessoas que utilizam seus inúmeros potenciais para trabalhar com várias coisas diferentes.
Dentro ou fora da sua área, ou seja, não possuem um único foco profissional como antigamente, onde você escolhia uma única ocupação e trabalhava nela até a aposentadoria.
Assim como a trabalhabilidade e o atual conceito de carreira, a multicarreira está baseada no foco em solucionar as necessidades das pessoas gerando renda e utilizando várias formas de resolver problemas de acordo com a demanda do mercado, a sua visão de futuro, as suas competências e seu propósito de vida.
A multicarreira também pode ser entendida como projetos de vidas diferentes, por exemplo, você pode ser um médico que trabalha em modelo de plantão hospitalar, ter uma segunda atividade como músico e ter uma terceira atividade com tecnologia da informação.
Ou ser uma psicóloga que atua na área clínica como atividade principal, possui uma segunda atuação como consultora de RH, uma terceira atuação como coach de carreira, uma quarta atuação como voluntária no CVV (Centro de Valorização da vida) e uma quinta atuação como professora universitária de psicologia organizacional.
Todas essas relações de trabalho são flexíveis com vínculos por CLT ou com contratos de prestação de serviços.
Como se apresentar como uma pessoa multicarreira?
Muitas pessoas se preocupam como informar e classificar sua multicarreira no LinkedIn, no currículo ou no portifólio sem parecer “perdido” ou uma pessoa que “atira pra todos os lados”.
Para isso, usamos os slashes (símbolo da barra no teclado) em todas as situações.
No perfil do seu LinkedIn, a multicarreira pode ser identificada no campo “título” onde você colocará cada profissão ou atuação separados por slashes. No campo “Sobre” colocará seus resultados em cada campo que você atua.
A multicarreira no currículo pode ser apresentada com os slashes e informações sobre seus resultados na parte do “resumo de qualificações” entre os objetivos” e “Formação acadêmica”. Caso precise, entre em contato conosco que eu te envio o modelo de currículo atualizado.
No portifólio, a multicarreira poderá ser informada em projetos separados como uma linha do tempo por ordem decrescente, ou seja, do mais recente para o mais antigo, sempre mostrando os resultados atingidos.
Atualmente, realizações de projetos de vida, atividades complementares, tarefas de satisfação pessoal, serviços voluntários e hobbies são muito bem vistos pelo mercado. Pois mostram sua capacidade de flexibilização, realização e criatividade.
As principais softs Skills necessárias para se dar bem na multicarreira são a resiliência, inteligência emocional, visão sistêmica, adaptabilidade, organização e network.
A vontade de aprender coisas novas, ajudar o próximo e aumentar a renda são três coisas que motivam você a criar e perseverar na sua multicarreira.
Uma coisa muito importante é você ficar atento ao seu perfil, existem pessoas que não se adaptam a ser multicarreira. Identifique seus potenciais e entenda qual é a melhor maneira para você se desenvolver e alcançar a sua realização profissional.
E você, possui muitos slashes?
Quais são eles?
Obrigada por me acompanhar nessa viagem para alavancar sua carreira.
Fique ligadinho que na semana que vem falaremos sobre o mundo VUCA!
Excelente semana pra vocês!
Lembrem-se: O autoconhecimento é a chave do sucesso!