Definitivamente não. Na realidade, muito provavelmente, ela acabou de demarcar um recomeço. Falhar também faz parte do processo de viver. E essa não foi a primeira e nem vai ser a última falha da sua vida. O que você precisa aprender nisso tudo é como lidar com ela da melhor forma possível. Aqui vão 5 lembretes para quem não foi aprovado no vestibular:
1 – Sua vida e você não se resumem a uma aprovação.
Você é um ser humano composto por personalidade, qualidades, defeitos, gostos, habilidades, família e amigos. Talvez até animais de estimação. A sua formação acadêmica é apenas uma área da sua vida que precisa dar mais atenção nesse momento. E não falo de quantidade de atenção, mas sim, de qualidade.
2 – Sempre há novas chances de aprender de diversas formas e fazer diferente.
Acredite, lidar com os erros faz parte do processo de conseguir o que se quer. Então, o foco agora pode ser a lição a ser aprendida por trás disso tudo. Nenhum conhecimento adquirido nesse movimento de estudar para o vestibular é desperdiçado. E é bem possível, que quando esse momento mais sentimental passar, você se sinta um pouco mais confiante em fazer mais uma vez.
3 – O importante agora é por os pés no chão.
Sempre houve e vai haver a possibilidade da não aprovação. Você já deve ter ouvido falar que a pressão e a cobrança podem afetar seu desempenho na prova. E é verdade, viu? O método de avaliação de vestibular costuma receber influência do seu estado emocional. Então, cuide de você. Distraia-se. Desvie das cobranças desnecessárias. Tanto externas, quanto internas e se dê um tempo. Entender e conversar sobre a realidade é fundamental para o progresso. Vestibulares são processos dedicados e que costumam demorar anos para serem concluídos.
4 – É o momento de aprender a lidar com a decepção.
Na época de vestibulares, quando jovens, costumamos ter medo de decepcionar pessoas e familiares que criam expectativas altas em relação ao nosso resultado. Quando esse resultado não é alcançado a decepção pode chegar e acabar sendo projetada em cima de quem não foi aprovado. Isso pode vir tanto de fora quanto de dentro. E uma das soluções no meio disso tudo está na comunicação. Converse sobre isso. Fale abertamente sobre o processo de vestibular. Sobre o que você está sentindo. E lembre-se: você pode tentar mais uma vez!
5 – Seja honesto consigo mesmo.
Não se cobre demais. Respire. Existe um tempo para cada coisa. Ele é diferente de pessoa pra pessoa. Não se compare com ninguém. Você é uma pessoa única no mundo todo. O tempo é individual e a falha faz parte do processo de cada um. Esse é o momento dado para pensar e repensar no que foi feito. Que tipo de energia que está sendo colocada nesse objetivo. Você pode até se reorganizar de acordo com o que deu certo e o que deu errado. Inclusive, refletir se é isso que você realmente quer. E então, se faz parte do que você sonha fazer, continue acreditando que isso é possível.
Acredite e tente quantas vezes forem necessárias!
Beijo na Alma!