Carreira

Olá Pessoal!

Tudo bem?

Certamente você já ouviu falar em Feedback, não é mesmo?! É provável, que você já tenha recebido ou dado um feedback para alguém, certo?! E o feedforward? Você sabe o que é? Já recebeu ou deu um feedforward? É sobre isso que vamos falar hoje. Vamos aprender o que é e como utilizá-lo.

O que é o Feedforward?

De acordo com Marshall Goldsmith, especialista em gestão de liderança e autor do livro “Feedforward”publicado em 2012, feedforward é  um direcionamento para focarmos nas promessas do futuro e não nos erros do passado. Em outras palavras, feedforward é uma orientação futura para desenvolver competências e avançar na carreira. O feedfoward é uma ferramenta muito eficaz utilizada por líderes e coaches no desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. Assim como o feedback, o feedforward é baseado no diálogo aberto entre a pessoa que faz e a pessoa que recebe. 

Como fazer e receber um Feedforward?

Antes de mais nada, para que o feedforward seja produtivo, é necessário ter clareza do que você quer realizar. Já falamos de clareza nos textos anteriores. Se você não sabe o que quer, não há necessidade de fazer um feedforward, pois, o objetivo do feedforward é desenvolver seu potencial para alcançar um objetivo. Da mesma maneira, a flexibilidade cognitiva é muito importante para as duas partes para que haja um bom direcionamento e aceitação das tarefas propostas. Além disso, o olhar sem julgamentos e a eliminação de fatos passados, faz com que a orientação seja mais direta e assertiva. O processo de feedforward é identificar onde você está e o que você deve fazer para alcançar onde você deseja chegar. 

No momento em que o líder for fazer o feedforward com seu liderado, ele deve mostrar a direção, dizer o que pode ser feito e apresentar as expectativas em relação ao seu desenvolvimento. Contudo, isso dever ser feito através de uma comunicação positiva e com uma visão otimista de futuro. 

O Feedforward pode partir não só do líder como também do colaborador. Por exemplo: O funcionário pode fazer perguntas para seu superior com o intuito de direcionar seus esforços para desenvolver competências a fim de conseguir uma promoção. 

Manutenção da evolução

Fazer o feedforward e não acompanhar o desenvolvimento do talento não adianta. É preciso avaliar cada passo e verificar uma nova necessidade de outro feedforward durante a jornada. De conformidade com o Lifelong Learning, também já falado em textos anteriores, o feedforward deve ser realizado sempre. Sendo assim, se abra para novas experiências e alcance seus objetivos através do feedforward.

Obrigada pela sua companhia e leitura!

Até semana que vem!

Tenha uma excelente semana!

Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!