Blog

As profissões mais estressantes: saiba mais

profissões mais estressantes

Com a mudança no ambiente de trabalho, os profissionais de hoje precisam estar aptos a executar multitarefas, juntamente com, aplicar diversas áreas do conhecimento. Tornando algumas profissões mais estressantes.

O mercado de trabalho atualmente não é nada fácil, considerado por muitos a selva dos tempos modernos. É preciso sempre estar se atualizando seja qual for a área em que se atua.

Juntamente veio a ciência do trabalho. As pesquisas mostram que na P.E.A (População Economicamente Ativa) 70% do seu total possuem algum nível de stress. Entretanto, existem profissões mais estressantes que esse nível ultrapassa os limites e nessa lista vamos citar alguma delas.

OBS: Todas as profissões a seguir tem seu grau de stress comprovado cientificamente, sabemos que todas podem ser estressantes, estamos apenas apresentando dados.

 

– Profissões mais estressantes

    1. Motoristas de Táxis/Aplicativos

    2. Apresentador (a) de notícias

    3. Executivos corporativos

    4. Responsáveis por Relações Públicas

    5. Organizador de eventos

    6. Jornalistas

– O quarteto do stress

    1. Policial

    2. Piloto de Companhia Aérea

    3. Bombeiro

    4. Militares

– Conclusão

 

 

Profissões mais estressantes

  • Motoristas de Táxis/Aplicativos

Trabalhar no trânsito não é nada fácil. Estar sujeito a enormes engarrafamentos, assaltos, mudanças temporais como grandes chuvas ou grande calor. Juntamente com isso vem a pressão dos passageiros. Manter a postura e o bom humor é muito complicado, deixando o trabalho na lista de profissões mais estressantes.

  • Apresentador (a) de notícias

Devido a grande exposição que sofre, principalmente na televisão, e com o imediatismo da informação. O apresentador (a) precisa estar praticamente 100% certo no que diz e transmite a seu telespectador, porém o que mais causa o stress são as críticas vindo do público em caso de erro. O compromisso com a verdade e o acerto é muito alto.

  • Executivos Corporativos

A visão que se tem de um empresário é que ele ganha muito dinheiro e tem grandes investimentos. Entretanto, o que não é citado é o tamanho da sua carga de trabalho. Imagine você investindo em uma empresa do ramo alimentício e outra de materiais sanitários, uma não se relaciona com a outra, mas é preciso tirar dinheiro dos dois lados certo?!

  • Responsáveis por Relações Públicas

Toda grande empresa possui um responsável pelas relações públicas, ele tem o dever de resolver as conversas da empresa com o meio externo. Com isso são muito convocados para resolução de crises e problemas vindo de fora. Causando uma grande carga de stress.

  • Jornalistas

Jornalistas entram bem como o ramo de Apresentador. Entretanto o stress causado por estar na rua é muito maior do que no estúdio. Se uma pessoa já fica nervosa por ter que entregar fatos ao público imagine tendo que fazer isso na rua onde se está sujeito a tudo. Também não deixa de ser uma profissão que requer muita coragem e muitas horas extras.

  • Organizador de Eventos

Organizar festas parece ser ótimo, porém não é. Ter a responsabilidade de muitas vezes fazer a festa da vida de uma pessoa (um casamento, por exemplo) que você nem conhece é muita responsabilidade. Qualquer erro cometido pode custar uma má reputação no meio.

Além disso, está entre as profissões mais estressantes devido ao fato de lidar não só com o anfitrião e suas decisões, mas também com os convidados, fornecedores e funcionários.

O quarteto do stress

Não colocamos as profissões em ordem de stress, não são da menor para maior. Com tudo as 4 últimas que serão citadas nesse texto merecem um destaque maior. São profissões com os níveis de stress mais alto encontrados. Exercer uma delas é realmente ter um dom.

  • Policial

Arriscar sua vida em segurança da sociedade requer um alto controle, disciplina e coragem. Ainda mais falando em nível Brasil onde o salário de um (a) policial não faz jus ao stress e perigo que essa profissão representa.

  • Piloto de Companhia Aérea

Se imagine pilotando um Boeing lotado, onde cabe mais de 330 passageiros e um erro que cometer leva a um acidente fatal. Pilotar aviões de grande porte requer muito cuidado, profissionalismo e claro, muitas e muitas horas de voo.

  • Bombeiro

Assim como a Polícia, o serviço do corpo de bombeiros também arrisca sua vida em prol da sociedade. Seu nível de estresse é maior devido a situação. Quando se está em uma troca de tiros como policial existe um meio de se proteger que é sua arma. Por outro lado, um bombeiro entrando no prédio em chamas para salvar vidas depende claramente do seu treinamento, mas também da sorte.

  • Militares

Claro, nível Brasil sabemos que nosso país não participa de guerras e o serviço militar é como um campo de treinamento, ajuda a ONU em missões de paz ou auxilia a Polícia em casos de grandes emergências como se vê no estado do Rio de Janeiro. Porém, já existiram muitas guerras no mundo, com duas mundiais na história.

Uma das profissões mais estressantes que o nível de stress chega ao seu ápice é o militar em serviço ou seja, em cenário de guerra. Onde qualquer passo que você der, qualquer movimento errado pode custar a sua vida, de um companheiro ou do seu batalhão. É um perigo constante. Estudos psicológicos indicam que, quem vai para guerra não volta ao normal nunca.

Conclusão

Assim como dissemos na observação, entendemos que todas as profissões podem ser bem estressantes. Se você trabalha na coleta seletiva, correr o dia todo não é fácil. Se você é recepcionista em uma clínica médica, lidar com pacientes é um enorme problema também.

Apenas tivemos a intenção de passar esses dados pois podem ser importantes para quem quer seguir uma dessas profissões. Não queremos que desista dos seus sonhos mas que tenha consciência dos níveis de stress para que prepare seu psicológico e até mesmo algumas viagens extras para relaxar e se manter forte em cada uma delas.

E na sua profissão? Você passa muito stress? Comente logo abaixo com a gente

Categorias
Rolar para cima