Blog

Saiba como ter aliados para si mesmo

Saiba que ninguém nunca irá dormir os seus sonhos, mas você precisa de guardiões para poder sonhá-los. O ser humano é naturalmente um ser sociável, um indivíduo, independente de idade, estudo, classe social, precisa de pessoas ao seu redor. Porém essa necessidade é apenas aplicada a aliados.

 

Na vida – e principalmente no meio de trabalho – temos dois tipos de relação: os aliados, que são aqueles que vão nos apoiar, ajudar e participar ativamente de ideias, negócios, sonhos etc. E, os oponentes, onde também podem ser chamados de concorrência. Os quais vão querer estar acima de nós e caso nosso fracasso ocorra, será um deleite para ele.

 

Apesar de ser um pensamento um pouco “selvagem” – pode-se dizer assim – isso é muito natural. O importante é você saber identificar em suas convivências quem é favorável a você, possui sintonia com seus pensamentos.

 

Um dos maiores problemas em selecionar as pessoas é a grande dificuldade na qual uma enorme parte da humanidade tem, a de perceber que não se deve – e nem é possível – agradar a todos. A preocupação com a opinião alheia acaba deixando sua visão de mundo distorcida, observando as situações através do olhar de seus oponentes.   

 

 

 

Relacionamentos

 

Como já falamos anteriormente, o homem (humanidade) é naturalmente um ser sociável. Relacionamentos são processos vitais em nossas vidas, são eles que mantém o curso dos nossos objetivos. A possibilidade do ser humano subsistir no plano, completamente sozinho é de 0%, a solidão traz sérios problemas para a mente.

Além de ter uma saúde mental fortalecida, estar cercado de aliados faz com que você voe mais alto em seus sonhos, que vá mais longe e a possibilidade de realização é muito mais alta.

Um dos maiores índices de desistência dos objetivos é causado por influências negativas. As velhas frases como “não sei se é uma boa” ou “tem certeza? Isso é loucura”. Elas são destrutivas demais para a mente humana. Às vezes acabar com um sonho de uma pessoa é pior que uma agressão.   

 

 

Quem são seus oponentes?

 

Mas como saber quem são seus verdadeiros oponentes? Muitas vezes não são pessoas que te odeiam, que quando você vê vão acabar brigando. Pode ser muitas vezes pessoas que você conversa muito, familiares etc.

O grande segredo está em identificar algumas características. São elas que vão fazer você se afastar e manter uma relação rasa de apenas conhecidos. Ou tirar totalmente essa pessoa da sua vida.

 

 

  • Pessimista:  “Que se caracteriza por ver as coisas sempre pelo lado negativo”. Quem vê tudo pelo lado negativo não é alguém que você quer ter por perto. Muitas vezes apenas o pensamento faz com que algo de errado.

 

  • Excessivamente Crítico: Os famosos especialistas de nada, apesar de não saber do assunto ainda sim o criticam.

 

  • Mentiroso: Esse dispensa apresentações. Como confiar em alguém que mente, impossível!

 

  • Conflitivo: As vezes o conflito é bom para deixar algo melhor, mas um indivíduo que sempre busca o conflito é alguém que quer mostrar em algo o que ele não tem em outro aspectos de sua própria característica.

 

  • Desorganizado: Quem não consegue organizar sua própria mesa de trabalho ou seu quarto não serve para se aliar em busca de um objetivo. A possibilidade dela(e) se perder é de 99%.

 

  • Desequilibrado: Mente sã corpo são, um ditado antigo que se encaixa muito bem no termo desequilibrado. Você não vai querer alguém que não aguente desafios ou grandes pressões, e isso a vida vai dar de sobra. Uma mente bem trabalhada é a melhor ferramenta que se pode ter em tudo.

 

 

Pessoas com essas características você precisa evitar ao máximo em suas relações. São elas que vão puxar sua vida para baixo e ainda culpar você por isso.

 

 

Como construir bons relacionamentos?

 

Para se relacionar bem com seus aliados é preciso ter também algumas características principais para tal. Um relacionamento é algo que demanda tempo e paciência ainda mais quando se fala em compartilhar sonhos. É preciso:

 

  • Cultivo do Vínculo: Um relacionamento é como uma planta, deve ser cultivado, com muita atenção e carinho.

 

  • Respeito pela Diversidade: Apesar de, às vezes, compartilharmos ideias iguais e até mesmo sonhos parecidos nenhum ser é igual ao outro. Por isso precisamos respeitar as diferenças de cada um.

 

  • Diálogo Transparente: Tudo pode ser resolvido no diálogo, é a ferramenta mais poderosa da humanidade. Por isso sempre tenha diálogos sinceros.

 

  • Constância: Em tudo nas nossas vidas precisamos ter constância.

 

  • Confiança Mútua: A confiança é a base que sustenta um bom relacionamento, e para funcionar ela precisa vir dos dois lados.

 

 

 

  • Empatia e Simpatia: Em um mundo com uma empatia tão baixa e uma simpatia menor ainda, em uma relação isso precisa ser diário e constante.

 

  • Compreensão: É preciso compreender e entender os erros do seus aliados, afinal como todo ser humano ele também irá cometer falhas.

 

  • Escuta Ativa: Você precisa escutar ativamente o que todos têm a dizer, toda ideia é válida. Apesar de virem como uma pedra às vezes “torta” podem ser lapidadas e se tornarem lindos diamantes.   

 

 

Conclusão

 

É preciso ter aliados para que seus sonhos sejam realizados. Você pode saber muito mais no livro Uma Mente Persistente escrito pela própria Vivian Salas.

 

Por lá, ela fala de uma maneira mais completa como ter aliados e afastar seus oponentes. E também aborda os mais diversos assuntos para que sua mente se fortaleça e se estabeleça, para conquistar o seu tão merecido sucesso.

 

Um abraço na alma!

Categorias
Rolar para cima