Muitas são as dificuldades dentro do ramo corporativo. Lidar com pessoas, números e riscos não é fácil. E mais, exige que você desenvolva ou aprimore muitas habilidades. Entre elas, a famosa liderança.
Por que desenvolver a liderança é tão importante?
Atualmente, as exigências do mercado profissional tendem a direcionar cargos relevantes a pessoas que possuam o perfil de líder. Confiança, flexibilidade, comunicação clara e capacidade de escuta são apenas algumas das características de um líder.
Uma liderança pode alcançar produtividade, transformando um ambiente e uma equipe. Com ela, é possível resolver os principais desafios enfrentados pelos empresários. Aqui vão 5 dos mais comuns e como resolvê-los:
1- Conflitos
Conflitos acontecem, afinal são muitas personalidades dentro de uma equipe. Ideias e culturas diferentes podem vir a gerar desentendimentos que só prejudicam a produtividade da organização. O que vai fazer a diferença nesse momento, é como você irá agir diante disso.
A percepção do ambiente, a escuta dedicada e a imparcialidade são ferramentas que ajudam no processo de resolução desses conflitos. Lembrando que toda decisão deve ser tomada e comunicada de forma construtiva. Talvez, a resolução de conflitos possa ser mais comum do que você imagina, então investir em saber como gerir esse tipo de situação é fundamental.
2 – Comunicação Assertiva
A comunicação é um grande passo para o sucesso de um líder. Muitos conflitos surgem por meio de uma falha de comunicação, um ruído no processo ou até mesmo por uma conversa em que diferentes linguagens são utilizadas.
A assertividade nesse ponto é uma habilidade excelente. Trata-se da capacidade de se comunicar de maneira equilibrada e de compreender um contexto que vai desde o que se escuta, ao que se vê, e repercute no ambiente. Basicamente é comunicar-se baseando-se no equilíbrio entre direitos e interesses.
3 – Foco
São muitas tarefas a serem executadas por um líder. Gerir pessoas, valores, riscos e relações é complexo. Possivelmente em algum momento você se sinta perdido, sobrecarregado ou com dificuldades de se concentrar. Por isso, é necessário traçar um objetivo, destrinchar o caminho até ele, desenvolver relações de confiança, delegar funções e criar prioridades.
Quando estas coisas estão OK é possível entender o percurso a ser seguido e seguir em direção ao objetivo final. Um passo por vez. Cada atividade exige atenção, então dedique-se a elas. Concentre-se no que você faz e estimule a equipe a criar esse ambiente de harmonia. Saber aonde quer chegar e qual caminho a ser trilhado é o primeiro passo para desenvolvimento do foco.
4 – Mente Aberta
Buscar estar sempre atualizado num mercado que se desenvolve num ritmo cada vez mais acelerado parece com uma corrida sem linha de chegada. Mas relaxe, pois a busca pelo conhecimento é assim mesmo. Diária. Tudo reflete num aprendizado.
Esteja atento ao mundo, desde as grandes tecnologias até as coisas mais simples da vida. Estar aberto ao diferente, saber lidar com opiniões diversas, erros, críticas são as inúmeras formas de exercer a flexibilidade. Essa capacidade que tanto vem a agregar no cotidiano de desenvolvimento pessoal.
5 – Continue firme!
Resistir em meio a toda confusão que a vida se mostra ser em alguns momentos é o maior dos desafios. Por isso cuidar da sua inteligência emocional é essencial. O autoconhecimento tem que ser uma constante. Além, é claro de fazer o que se acredita. Os desafios podem até aparecer, mas a recompensa de quem acredita no que faz é única.
Então, aproveite o caminho até o sucesso!
Beijo na alma!