Blog

Tarefas erradas no trabalho, o que fazer?

Olá Pessoal!!!!

Alguma coisa já saiu errada no seu trabalho? Não sei você, mas várias coisas já deram errada na minha trajetória profissional. Por isso, vou compartilhar com vocês o que podemos fazer para contornar isso em 4(quatro) passos:

  1. Identificar

Primeiramente devemos verificar o que aconteceu e qual é a origem do erro. Muitas vezes nós olhamos superficialmente para o fato e enxergamos só o resultado final. Desse modo, precisamos detectar o problema atrás do problema, ou seja, achar a causa, descobrir qual foi a parte do projeto onde o erro se instalou ou onde ele começou a ser gerado. O mais importante dessa fase é pensar nos fatos sem julgamento. Por isso, não adianta fazermos suposições, é preciso investigarmos o erro e o motivo técnico que o ocasionou. A clareza das etapas da tarefa é fundamental para identificar o ponto mais facilmente e agilizarmos os ajustes.

  1. Aceitar

Em segundo lugar, um ponto importante, se fizermos uma análise psicológica, é o abalo emocional. Inicialmente, tendemos a acusar o outro, apontar culpados e portanto, nos fazermos de vítima. Esse comportamento só trará prejuízo para nós. O que deve ser feito é assumir a culpa quando somos culpados e direcionar os acontecimentos para a solução. Embora, tenha casos que não somos o culpado, o foco para a solução é o que fará a diferença na recuperação do nosso estado emocional. A aceitação do erro é crucial para nosso crescimento profissional e pessoal. Todos nós erramos e todos nós vamos errar novamente! O erro é natural! Ficar triste, aborrecido e até irritado também faz parte. Logo após a identificação dos sentimentos, devemos levantar a cabeça e lembrar que o ainda temos muito trabalho a fazer para corrigir o acontecido. 

  1. Corrigir

O terceiro passo é solucionar o problema. A união da equipe é sem dúvida um potencializador de resolução. Pensar de forma criativa, ter um mindset de crescimento e usar as habilidades adquiridas nos ajudam na correção dos fatos. Neste momento o foco na solução é o principal objetivo. Inegavelmente, atitude é a palavra. Não é o momento de ainda apontar culpados e nem de ficar ressentido pelo erro. De fato, devemos pedir ajuda e escutar as opniões dos nossos colegas de trabalho. Sempre existem pessoas que podem nos auxiliar e consequentemente nos direcionar para uma melhor conclusão. A correção não só amplia nossa percepção do processo, mas também nos traz novos insight para futuros produtos. Resolver é prioridade máxima. 

  1. Aprender

Lembram que na semana passada falamos em aprender, desaprender e reaprender na habilidade da flexibilidade cognitiva? Então, é isso mesmo! Sempre temos oportunidades de aprendizagem em todos os momentos, lugares e conversas. Mesmo no assunto que achamos que temos o domínio total. Preste atenção, vou te contar um segredo e espero que você não fique triste: Nunca saberemos tudo! Nesse sentido, somos eternos aprendizes! E isso nos traz uma paz imensa, ou seja, o grau de cobrança diminui e o cérebro se abre para novas oportunidades. Pense nisso e experimente a sensação de liberdade! Depois do erro e da ajuda das outras pessoas, saímos mais inteligentes e evoluídos de uma situação desagradável. Assim sendo, não tenha medo de errar!

Por fim, pense em alguma situação que você tenha errado no seu trabalho e refaça, de forma imaginária, todo o acontecimento utilizando esses 4(quatro) passos! 

Vou adorar se você quiser me contar depois! 

Obrigada pela atenção! 

Fiquem atentos que na semana que vem vamos falar sobre saúde mental no trabalho: Burnout.

Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!

Categorias
Rolar para cima