Se fizer sentido que sua dinâmica de vida te traz uma sensação de sem tempo, sem dinheiro ou sem oportunidades, esta matéria é para você. Na verdade, não existe a falta de tempo. Em primeiro plano, existe uma administração errada do tempo. Focar as estratégias para melhorar o tempo ao invés de focar a falta de tempo, levará você a realizar o importante do momento e ser feliz com seu tempo.
Mas, o tempo é muito mais do que uma questão de administração, é uma questão existencial. Afinal pode-se administrar o tempo com excelência, mas tal administração pode levar você para bem longe do sentido da sua existência. Faz sentido para você?
E é sobre essa noção existencial do tempo que quero meditar com você.
Pense: por que a nossa sociedade está correndo contra o tempo, parecendo louca? É devido ao valor e ao significado que nós atribuímos ao tempo.
As pessoas estão perdidas, desvalorizando a si mesmas e ao próximo e enlouquecem porque valorizam a riqueza em detrimento da vida. Equivocadamente, valorizam mais a conquista de espaço do que a conquista do tempo.
Infelizmente, usa-se o tempo para conquistar as coisas e não para ser uma pessoa melhor. Que ignorância a nossa! Afinal, gastaremos todo nosso tempo para ter dinheiro e depois gastaremos o dinheiro para recuperar a vida. Gastaremos a nossa saúde para ter dinheiro e depois o dinheiro para ter nossa saúde de volta.
Será que vale a pena ganhar coisas, quantidades, status, vaidade em detrimento de saúde, família, paz, alegria e amor para depois ter que redobrar esforços para reconquistar o detrito?
Para nossa sociedade, a riqueza tem a ver com o espaço e poder. A especulação imobiliária que cresce assustadoramente, dita que ter os melhores espaços é uma das melhores conquistas! Somos uma sociedade evoluída e poderosa por conta da grande marca de nosso avanço tecnológico. Uma delasé a conquista do espaço sideral.
Esse é o grande investimento da propaganda, nos convencer de que precisamos conquistar espaços e coisas a fim de que a vida seja importante. Coisas e espaços podem até trazer sentido a vida, mas é um sentimento transitório que passa. Logo, precisamos de novas coisas.
E assim, somos programados a pensar e agir conforme essa visão. Mas as coisas realmente significativas de nossa vida não fazem parte da dimensão do espaço e sim do tempo.
Vive-se em busca de coisas que dêem sentido a vida e esquece-se de que sagrada é a vida, sagrado é o tempo. Esse é um outro olhar para a nossa existência!
Qualquer coisa que atente contra a vida, deve ser visto como prejuízo, um assalto à nossa felicidade.
A percepção de uma existência sagrada levará você a fazer coisas sagradas no espaço físico. Em outras palavras, se as suas motivações têm a ver com a conquista de espaços físicos, elas serão gananciosas. Agora, se elas têm a ver com essa compreensão sagrada da existência, as razões serão justas e respeituosas.
A maneira como entende-se e usa-se o tempo de que se dispõe, define o tipo de vida que se tem. A cada dia mais, pessoas vivem de olho no relógio, lutando para realizar mais coisas, desejosas de mais tempo. E mais tempo para quê?
Quando pergunta-se para uma pessoa num estágio terminal de vida, o que ela faria se tivesse 24 horas a mais para viver, os desejos são simples e poderosos. E não se ouve respostas como trabalhar, comprar, ganhar, discutir, competir, entre outras vontades humanas gananciosas.
Olhando para a vida real, é o tempo que mostra a pobreza ou a riqueza existencial do ser humano.
Pobre é todo aquele que perde a vida tentando conquistar aquilo que jamais vai desfrutar. Pobre é aquele que busca quantidade e não qualidade. Pobre é quem não conhece o valor das pessoas e apenas das coisas. Pobre é quem vive sua vida em projetos mesquinhos e não desfruta da companhia dos demais.
É assim que está se formando uma sociedade de pessoas estressadas e infelizes. Tem-se produzido pessoas pobres de espírito e de alma, que só enxergam na vida as conquistas materiais. E quem vive estressado, tramando o mal para outros, remoendo mágoas, tem vivido em pobreza existencial também.
É extremamente importante que seja avaliado o valor e o significado que você atribue ao seu tempo. Isso determinará a sua vida e as dos demais à sua volta.
Afinal, somos todos parte de um sistema de relacionamentos, onde a todo tempo multiplicamos comportamentos corretos ou não, moldando um futuro para nossos sucessores na história.
Mude hoje para melhorar as motivações do seu tempo de vida. Afinal você pode estar criando, sem perceber, uma bomba relógio dentro de você mesmo! Não detone a sua história!
O tempo ideal para construir seu futuro melhor é o momento do agora! Faça ele valer a pena!
Vivian C. Nuñez Salas
Crédito imagem: Freepik