Por aqui temos a tradição de fazer as listinhas de metas para começar o ano motivado. Apesar disso, todo mundo alguma vez já esqueceu essa lista em algum canto e depois a encontrou incompleta quase na véspera da despedida do ano. Já estamos quase na metade do ano. Cincos meses já se passaram desde de o dia primeiro de 2019. E ai? Você, já tirou seus planos do papel esse ano?
Se ainda não, respire! Ainda dá tempo de correr atrás dos seus sonhos! Separamos algumas dicas para você não se perder nessa trajetória tão esperada.
Existem metodologias que podem te ajudar no processo de se organizar. Uma delas é a SMART. Cada letra dentro desse método tem um significado.
S = Specific;
M = Measurable;
A = Attainable;
R = Realistic;
T = Time-bound.
Simplificando, trata-se de traçar meta e objetivos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e “temporizáveis”. Você irá analisar de forma mais fria seus planos partindo de uma pensamento mais metódico. Isso vai garantir uma maior praticidade dentro do processo estratégico para realização dos seu projetos.
Algumas perguntas podem te ajudar a demarcar seus objetivos desta forma, entre elas:
Que objetivo quero atingir com isso?
Quem vai ser responsável?
Como, onde e porque?
O que eu espero dessa meta?
Qual tempo ideal para execução?
Qual tempo mínimo e máximo?
Isso é possível? Por que?
Essas são só algumas perguntas. Faça quantas achar necessário. Destrinche sua meta até que você enxergue o caminho para você fazer acontecer. Após o planejamento, só resta, começar e monitorar constantemente os resultados. Não esqueça desse monitoramento. Ele precisa ser feito periodicamente. Determine isso também. Separe um dia para analisar em que pé você está nessa trajetória. Isso vai acontecer até que você tenha alcançado seus objetivos! Separamos aqui algumas dicas para você conseguir aplicar o SMART e tirar seus planos do papel definitivamente:
1 – Planeje-se para atingir suas metas!
Você escreveu seus planos num papel? Se sim, isso já é meio caminho andado. A outra metade do caminho trata-se de pensar em como você fará tudo isso acontecer. Ter metas é muito importante. Mas mais efetivo do que isso, é enxergar caminhos para alcançá-las. Planejar é organizar um plano. Elabore um plano de ação para cada meta que você ainda não cumpriu. Quantifique quanto tempo vai demorar para fazer isso, especifique o que você quer fazer e como vai fazer. Além de tudo, tenha pé no chão ao determinar suas metas. Se veja fazendo o que você deseja da forma mais real possível.
2 – Conheça seus limites
O mundo é muito grande e infelizmente não podemos abraçar ele por inteiro. Saber disso é essencial para que você não se sobrecarregue. O caminho também faz parte da conquista, e é tão gostoso quanto. Reveja sua lista de coisas a fazer e priorize o que você realmente quer e pode fazer. Lembre-se das letras A e R do método SMART. Alcançável e Realista. Se conhecer é a chave para alcançar o equilíbrio emocional e profissional que tanto desejamos.
3 – Não se cobre demais
Ao se planejar seja a médio ou longo prazo, algumas vezes acionamos a válvula da ansiedade, da cobrança e da pressão. O importante nesses casos é lembrar que perfeição não existe. Comparações só atrapalham. Cada um tem o seu próprio tempo. Respeite seu tempo e o aproveite vivendo. Quando você se planeja e monitora seu andamento é mais fácil sair das crises ansiosas. Já a cobrança só vai embora quando fazemos metas compatíveis ao nosso tempo e limites. Não se esqueça disso, na hora de traçar seus objetivos.
4 – Não se torne prisioneira das suas metas!
Viva um dia de cada vez! Lembre-se que suas metas são nortes. Você não precisa viver apenas para cumpri-las. Muito menos cumprir todas elas. Somos seres mutáveis e algumas metas que escrevemos há 6 meses atrás podem deixar de fazer sentido. Momentos que vivenciamos podem despertar algo muito melhor do que aquela meta que você sempre quis. Se entregue às experiências. Viva cada momento com presença e intensidade. Toda a ação de crescimento baseado no equilíbrio entre você, o espaço e o outro é construtiva. Se liberte das limitações restritas ao seu plano. Se você enxergar uma nova possibilidade, abrace!
5 – Saia do lugar!
Para mudar é preciso se mexer! Estar parado em um lugar te proporciona um único ângulo de visão sobre determinada situação. Para ampliar esse campo é preciso levantar, abaixar, ir para um lado e para o outro. Experimentar o novo ou “re-experimentar” conscientemente o comum, te dará respostas sobre você mesmo que você nem pode imaginar. Incentive seu movimento interno e externo. Arrisque!
Cada passo que você dá em sua jornada te deixa mais perto do seu destino e diferente do que você já foi!
Beijo na alma!