Carreira

Oi oi Pessoal!!!!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos concluir a nossa conversa sobre o modelo PERMA descrito por Martin Seligman, criador da Psicologia Positiva. Falaremos do quinto elemento que é a realização. Você sabe o que é realização? Sabe como se realizar profissionalmente? Então vamos lá, entender como isso funciona!

Realização:

De acordo com Seligman, a realização é um construto que as pessoas buscam por ele mesmo, ou seja, realizam coisas pelo simples fato de realizar. Assim como buscam sucesso pelo sucesso, conquista pela conquista e a vitória pela vitória. Em outras palavras, a realização faz parte da vida da pessoa pois, o ser humano precisa realizar coisas para sobreviver. Certamente, existem pessoas que possuem diferentes tipos de motivações para realizar algo e em contrapartida, existem outras pessoas que não precisam de motivação nenhuma para realizar alguma coisa. Assim também, existem pessoas que realizam algo para vencer e serem melhor que outras, bem como, existem pessoas que não se importam de ganhar ou perder, e sim em realizar a atividade e se comparar consigo mesmo. 

Como resultado, algumas pessoas sentem emoções positivas e se engajam quando estão realizando algo e outras não. Independente de sentir alguma coisa ou não, todos nós precisamos realizar. Qual é o seu perfil? Você sente algum prazer em realizar uma atividade ou simplesmente faz por que precisa ser feito? Depende da atividade, né!? Temos os dois casos. Pense na atividade profissional…. e aí… o que você me diz?

Realização e trabalho:

Quando nos colocamos na posição de realizar por realizar, muitas vezes caímos na rotina, na procrastinação e no desinteresse. As tarefas perdem a graça e ficam cansativas. A gente entra no automático e não desenvolve o raciocínio. Com o passar do tempo isso aumenta nossa ansiedade, vira stress e nos deixa irritados. Qual é a solução para fazermos nossa função além da realização pela realização? A resposta é fácil: dar um sentido para o nossa atividade. E aí você me pergunta: Tayla, como posso dar sentido para a minha atividade? A resposta também é fácil: Criando uma relação entre sua tarefa e seu propósito. A prática de achar essa relação verdadeira que não é tão fácil. Rsrsrs. Precisamos de inteligência emocional e de um mindset de crescimento para encontrarmos nossa motivação e conseguirmos alinhar a nossa tarefa ao nosso propósito. 

Conectando a tarefa com o propósito:

Vamos imaginar uma situação só para exemplificar: Você é recepcionista de um hospital e uma das suas atividades é solicitar autorizações dos convênios médicos para o atendimento dos pacientes. O seu propósito de vida é ser uma pessoa saudável e feliz ajudando outras pessoas a terem uma vida saudável e feliz. Qual é a relação do seu propósito com a autorização dos convênios, já que você não está instruindo e nem montando um programa de atividades físicas e reeducação alimentar para que a pessoa seja saudável e feliz? Visto que, para que uma pessoa possa iniciar as atividades físicas e fazer uma reeducação alimentar para ser saudável e feliz, ela precisa ir ao médico para fazer avaliações e exames a fim de ter um direcionamento assertivo para ser organismo, certo? 

Então, a sua atividade inicial em conseguir a autorização para ela ser consultado pelo médico é muito importante. É o começo de uma vida saudável e feliz. A partir daí, você vai construindo seus significados em pequenas tarefas para colocar em prática seu propósito e sentir-se realizada. Posteriormente você vai criando outras atividades relacionadas ao seu propósito até chegar na função que estará diretamente ligada, como por exemplo ser uma nutricionista ou uma personal trainer. Entendeu?  

Se precisar de mais exemplos ou uma ajuda para achar a relação entre a sua tarefa com o seu propósito é só me mandar uma mensagem!

Bora realizar!

Obrigada pela sua leitura!

Tenha uma excelente semana!

Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!