Oi Pessoal!!!!
Em algum momento da sua vida você ficou em dúvida de como escolher a sua profissão? Eu já, rsrs.
Em algum momento da sua vida você ficou em dúvida se tinha escolhido a profissão certa? Eu já, rsrs.
Em algum momento da sua vida você ficou em dúvida se deveria sair da profissão atual e se arriscar numa outra profissão? Eu já, rsrs.
Por causa de tanta dúvida e outros motivos mais, estou aqui hoje para falar sobre 3 estratégias de como escolher uma profissão!
-
Olhar para o passado
Em primeiro lugar, precisamos identificar nossa história, ou seja, utilizar nossas experiências passadas. Muitas vezes a gente pensa em fazer algo inovador, que nos dará muito dinheiro e status de forma rápida. Porém, esquecemos que existe um tempo entre a plantação e a colheita. Do mesmo modo que aprender algo novo é sensacional, ficar expert é demorado. Se tivermos um bom planejamento, inclusive financeiro, ótimo! Poderemos esperar esse tempo.
Por outro lado, caso não tenhamos tanto tempo e dinheiro assim, podemos fazer um link com as coisas que já sabemos fazer. Vamos pensar na nossas atividades da adolescência, o que gostávamos de fazer, o que nos dava prazer, o que fazíamos bem e o que as pessoas pediam para a gente fazer. Como resultado, utilizamos nossos conhecimentos anteriores para buscar a profissão que possui tarefas semelhantes ou que exija uma capacidade que já possuímos.
-
Olhar para o presente
Em segundo lugar, precisamos descobrir quem nós somos. O autoconhecimento, como sempre falo, faz toda a diferença na escolha de uma profissão. Conhecer nossas forças, talentos e qualidades é essencial para alcançar nosso objetivo. Assim como saber o nosso perfil comportamental facilita nossa escolha, saber o nosso canal de comunicação amplia nosso mundo. Existem 4 perfis: Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Existem três canais: Auditivo, Visual e Cinestésico.
Se fizermos os testes e recebermos uma boa devolutiva, saberemos qual é a melhor profissão na qual poderemos ter sucesso. Em contraste com isso, se não soubermos, podemos escolher algo que não nos agradará ou que teremos que fazer um esforço sobrenatural para termos resultado. Por exemplo, eu sou uma planejadora cinestésica. Caso eu escolha ser vendedora, vou ralar muito para conseguir em 5 dias o que um comunicador auditivo consegue facilmente em 1 dia. Por isso que se conhecer traz clareza e melhores resultados.
-
Olhar para o futuro
Em terceiro lugar, precisamos saber onde queremos chegar. Lembra da frase: se você não sabe para onde vai qualquer caminho serve. Então, é bem assim mesmo. Se a gente não tem um objetivo ou não sabemos pra onde vamos, consequentemente não vamos conquistar nada e nem chegarmos a lugar nenhum. A clareza do que queremos é fundamental para olharmos para o futuro e planejarmos nosso caminho. Uma vez que conseguimos encontrar a fotografia do nosso quebra cabeça, fica mais fácil pegar somente a peça que vai se encaixar. Só para exemplificar, não adianta eu querer ser uma psicóloga e fazer uma graduação em nutrição, mesmo de graça, entende?
Outro ponto importante que devemos nos atentar é o que o mercado pede. Em outras palavras, o que o mercado de trabalho está precisando que eu tenho para oferecer. Ao mesmo tempo que temos muitas habilidades necessárias para nos mantermos competitivo nesse mundo VUCA, sem dúvida, também precisamos desenvolver muitas outras. Afinal, devemos sempre nos atualizar na atividade que queremos conquistar, ou que já conquistamos.
Agora é só analisar essas três etapas para conseguir fazer uma melhor escolha da sua profissão!
Muito obrigada pela sua companhia!
Na semana que vem vamos falar sobre como se comunicar melhor no ambiente de trabalho!
Até lá!
Lembre-se: O autoconhecimento é primordial para seu sucesso!